![](https://blogdosena.com.br/wp-content/uploads/2020/10/WhatsApp-Image-2020-10-05-at-08.24.01-1024x682.jpeg)
Uma obra exposta na Olivía Flores, em Vitória da Conquista, gerou polêmica e comentários por fazer referência a doença covid-19, na última semana do mês de setembro. A foto do monumento circulou bastante nas redes sociais dos moradores da cidade. Muita gente não entendeu do que se tratava a obra e outras consideraram de mau gosto.
O monumento em questão é uma obra do artista plástico Alan de Kard que tem o formato do novo coronavírus com uma seringa. Em entrevista a equipe do Blog do Sena, o autor da obra explicou que o objetivo é “ homenagear os heróis da saúde. A gente percebe em momentos de crise, se destacam pessoas altruístas em todos os cantos. Ao mesmo tempo que tem aqueles que se aproveitam da situação, tem os que doam a sua vida”, ressaltou.
Obra de Alan de Kard faz alusão a doença Covid-19 está exposta na Av. Olivia Flores
O artista, que possui várias esculturas espalhadas na cidade, afirmou que já esperava a polêmica, mas não com essa proporção e comparou a obra com o principal símbolo da cidade de Paris, na França, a torre Eiffel: “ A questão da polêmica ela é inerente aquilo que é transgressor. A exemplo disso, a torre Eiffel que foi feita em comemoração ao centenário da Revolução Francesa, para a feira de ciências de Paris. Ela causou uma grande polêmica, porque as pessoas achavam que aquilo era muito estranho, um monte de aço no meio de Paris” e finalizou dizendo que “com o tempo a obra vai enraizando e as pessoas vão entendendo a proposta”.
Allan de Kard nasceu em Itapetinga, mas tornou-se cidadão conquistense. Desde a infância se relaciona com a arte através de suas pinturas e esculturas, que segundo ele, se manifesta buscando a fusão dos quatro grandes saberes humanos: o saber científico, o religioso, o filosófico e o artístico. Suas esculturas em Vitória da Conquista costumam causar estranheza como a obra Gênesis, um ovo gigante dentro de um ninho, instalado no acesso ao Distrito Industrial dos Imborés, às margens da BR-116.
ALAN DE KARD E A OBRA GÊNESIS