Na manhã desta quinta-feira(03), foi realizada uma Audiência Pública na Câmara Municipal para discutir a Lei do Piso, do Plano de Carreira e do Estatuto do Magistério dos professores municipais de Vitória da Conquista. A categoria representada pelo Sindicato do Magistério Municipal Público (SIMMP) lotou o Plenário Carmen Lúcia reivindicando que o Governo Sheila Lemos cumpra com o pagamento do piso. A audiência foi solicitada pela Comissão da Educação, que tem como presidente o vereador Valdemir Dias (PT). Os vereadores Alexandre Xandó e Viviane Sampaio (do PT), Andreson Ribeiro e Ricardo Babão do PCdoB e Dinho dos Campinhos (PP) também acompanharam e participaram do debate. Já a Prefeitura Municipal foi representada pela Secretária Adjunta de Educação Selma Oliveira, além de advogados e contadores da gestão.
Em entrevista ao Blog do Sena, Elenilda Ramos (presidente do SIMMP) afirmou que audiência foi mais um momento para categoria dialogar com a comunidade conquistense sobre suas reivindicações. ” Estamos aqui para publicizar, dar esclarecimentos sobre a situação do nosso piso salarial, que voltamos a dizer: Está sendo pago apenas parcialmente e não corresponde ao esperado pela categoria”, destacou. “Esperamos sair daqui com alguma proposição e também com o apoio da comunidade para as novas reivindicações”, completou.
A presidente do SIMMP sugere que o município utilize recursos próprios para cumprir com a Lei Nacional do Piso Salarial. “Se o Fundeb não tem verba suficiente, que a prefeita utiliza verbas próprias do orçamento. Sabemos que tem recurso”, frisou. “O que falta é vontade política da prefeita Sheila Lemos de ouvir a nossa reivindicação. Que ela se debruce sobre as questões da educação do município e complemente com recursos próprios a nossa demanda que é essa necessidade do reajuste salarial”, disparou.