
Nesta segunda-feira (12), foi realizada na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, uma audiência pública que discutiu os precatórios do Fundef ao magistério na educação básica da rede pública de ensino. A audiência de autoria do Vereador Valdemir Dias, contou com a presença de representantes da classe e também do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista, o Simmp.
A mesa foi composta pelo Vereador Valdemir Dias, Gabriel Machado, o advogado do Sindicato Municipal do Magistério, Andreza Novais Americano, a presidente do Conselho do FUNDEB, por Talamira Taita, a representante do Fórum Municipal de Educação, César Nolasco, representante da APLB, e Elenilda Ramos, a presidente do SIMMP. Durante as falas, cada autoridade reforçou a luta dos professores e explicaram a importância dessa mobilização para garantir os direitos dos professores, como os Precatórios do Fundef, discutidos em questão.
Os precatórios são dívidas do governo já com sentença judicial, relacionadas a questões tributarias, salariais ou qualquer outra causa que o poder público tenha sido derrotado.Mesmo sendo um direito dos profissionais da educação, o pagamento dos precatórios da Fundef segue em atraso em Vitória da Conquista.

No início da audiência, o vereador informou ao público presente que houve o convite para a participação dos responsáveis administrativos, no entanto, não compareceram e não enviaram representantes, justificando as suas ausências através de uma correspondência. Na carta, afirmaram também que deram entrada no pedido do processo no dia 08 de setembro.
Após ler a correspondência, Valdemir Dias afirmou: “São mais de R$ 300 milhões para Conquista sem contar as atualizações” e completou dizendo que “as pessoas estão aguardando e hoje estamos aqui para discutir como anda esse processo”.
No final da audiência, a tribuna livre ficou por conta dos professores presentes, que deixaram suas considerações em relação ao atraso dos precatórios e reforçaram a importância da categoria se mobilizar.