Pouco mais de um ano para a eleições municipais de 2024, mas os partidos e lideranças políticas já estão se movimentando. No município de Encruzilhada, na região Sudoeste da Bahia, vários são os nomes que estão surgindo para disputar à Prefeitura da cidade.
Um dos possíveis nomes é o de Dr. Pedrinho, como é conhecido o advogado Pedro Alves de Lacerda Sobrinho, pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Dr. Pedrinho já saiu candidato nas eleições municipais de 2016 e 2020, mas foi vencido pelo atual prefeito Dr. Lei (PSD), que está concluindo o seu segundo mandato.
Em entrevista ao Blog do Sena, Dr. Pedrinho disse que vê com naturalidade o surgimento de vários nomes nesse período que antecede às eleições. E afirmou que o nome que representará a Federação Brasil da Esperança composta pelo PT, PCdoB e PV, ainda será definido.
“Difícil seria aparecer os nomes quatro anos atrás, mas quando chega próximo das eleições é natural que surjam bastante nomes. Lá em Encruzilhada a gente tem vários, tem o PT, tem o PCdoB, tem o PSD e tem outros partidos aí que tem pré-candidatos. A gente sabe que a Federação lá vai ter que sentar para definir um nome só, o PT e o PCdoB definir uma candidatura única, mas tem outros candidatos sim”, explicou Pedrinho.
O nome de Dr. Pedrinho está entre os mais falados para disputar à Prefeitura de Encruzilhada em 2024. Atualmente, o político é assessor do gabinete do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e um dos principais representantes do gestor na região Sudoeste da Bahia. Hoje, Dr. Pedrinho é um franco favorito para vencer as eleições e se tornar o próximo prefeito de Encruzilhada. Mas, segundo ele, sua possível pré-candidatura ainda será discutida.
“Hoje eu faço um trabalho por toda a Bahia, na região sudoeste, mas eu tenho um amor muito grande por minha terra. E eu não deixaria de estar presente nesse processo político. Eu acho que meu nome é mais um que está à disposição do grupo e da população, mas tem todo um processo político aí para as eleições, para a gente definir aí o melhor candidato. Até porque eu não posso definir porque o próprio PT faz parta da federação e a gente tem que sentar, tem que dialogar e a gente ver o melhor nome para disputar as eleições de 2024, um nome que realmente chegue para mudar a realidade de Encruzilhada”, explicou.
Atualmente filiado ao PCdoB, a mudança para o PT já circula nos bastidores da política local. Entretanto, Dr. Pedrinho explicou que seu futuro na política será definido por meio de diálogo e da orientação da principal liderança do PCdoB, o deputado estadual Fabrício Falcão.
“Eu tenho um carinho muito grande pelo PCdoB, tenho uma relação muito boa hoje com os dirigentes do PT, é um partido que agrada muito, mas vamos sentar, vamos dialogar. Tem o meu deputado Fabrício Falcão, vamos sentar, vamos dialogar para a gente ver como vai ficar o nosso rumo político”, concluiu Pedrinho.
Veja a seguir a entrevista na íntegra: