O que era para ser uma parte de uma importante via está abandonado. Um trecho da Rua 9, no bairro Conveima, em Vitória da Conquista, que faz parte da Avenida Perimetral, está sem asfalto. Moradores reclamam do abandono que já dura mais de 5 anos e dos transtornos que a situação causa.
O Blog do Sena esteve no local nessa terça-feira (2), e constatou a situação. Uma parte do asfalto da Rua 9 não existe e o local está com a pavimentação pela metade. De acordo com o morador Vivaldo, a situação ocorreu na época das eleições de 2017.
Pouco antes do pleito, o asfalto do trecho foi retirado para que fosse executada a obra da Avenida Perimetral, que passa pelo local. No entanto, após as mudanças de governo, com a saída do governo de Guilherme Menezes (PT) e a chegada do governo de Herzem Gusmão (MDB), a revitalização não foi realizada e a obra da Avenida Perimetral não foi concluída no local.
Segundo Vivaldo, já são quase 6 anos nessa situação, já que o governo de Sheila Lemos (União Brasil) também não executou a obra no local. “Foi no tempo de Guilherme que fizeram aqui. Só que quebraram aqui para fazer, aí Guilherme perdeu a eleição e está até hoje sem fazer”, disse o morador
A situação vem causando problemas para os moradores, como mato alto e lixo, além de alimentar a expectativa pela realização do trecho da Avenida Perimetral que iria trazer benefícios para a população local. Seu Vivaldo explica, que com a falta de asfalto no local, não é possível fazer as calçadas das casas e pede atenção do atual Governo Municipal para que realize a conclusão da obra.
“Se terminar, até para a gente fazer o passeio fica bom. A prefeita ficou de fazer esse pedaço e até hoje não fez o pedaço da pista e aí a gente está ilhado”, declarou Vivaldo.
O Corredor Perimetral foi criado na gestão do ex-prefeito Guilherme Menezes (PT) com o objetivo de interligar as regiões oeste, sul e leste do perímetro urbano, oferecendo aos moradores uma nova opção de deslocamento, sem que elas precisem passar pela região central da cidade. Ao mesmo tempo, também tinha o intuito de proporcionar uma integração entre bairros populosos e que atualmente já apresentam autonomia econômica em relação ao centro da cidade.
O projeto inicial destacava que a Avenida Perimetral teria aproximadamente 12 quilômetros de extensão, tendo início na avenida Brumado, seguindo pela Lagoa das Bateias e, em seguida, pelo Loteamento Cidade Modelo e avançando pelo bairro Patagônia e pelo Coveima. Após atravessar a BR-116, prossegue pelo Morada dos Pássaros até sair pela lateral do Shopping Conquista Sul. Daí, passará pela Avenida Juracy Magalhães e pela região do Boa Vista, até atravessar o Rio Verruga para chegar, enfim, a seu ponto final – a Avenida Olívia Olívia Flores, na altura do campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
No entanto, apenas o trecho da Avenida Olívia Flores foi concluída. De 2017 para cá, o outro trecho que recebeu atenção foi o do Morada dos Pássaros. No entanto, o local recebeu o asfalto e as mudanças no trânsito, mas as intervenções prometidas para deixar a Avenida Perimetral, no trecho, mais moderna como arborização, ciclovia e iluminação ainda não foram realizados.