Quem passa pela Avenida Juracy Magalhães, em Vitória da Conquista, se deparou com uma situação inusitada. Árvores localizadas em uma praça, próxima ao Gancho, foram sinalizadas com a frase “está morta”, escrita com tinta nos troncos.
Aparentemente, as árvores que foram sinalizadas estão secas. É perceptível que o tronco e os galhos não estão saudáveis. Em uma delas, não existem mais folhas, apenas galhos secos. Além disso, os galhos também estão caindo.
A sinalização foi realizada por populares para chamar atenção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e também da população já que os moradores acreditam que elas possam cair e causar algum acidente.
Nas cidades, a árvore na cidade é um serviço urbano essencial, assim como a distribuição de energia elétrica e iluminação pública. Elas estão diretamente ligadas à qualidade de vida da população urbana, melhorando o conforto térmico das pessoas, saúde, bem estar. Além disso, geram economia aos cofres públicos, diminuindo os alagamentos ou a necessidade de conserto de asfalto, por exemplo. Mas sem o cuidado adequado e necessário, podem ser um perigo para a população.