No começo da tarde de ontem (03), no Programa Sudoeste Agora, na Rádio Clube Fm, Humberto Pinheiro alertava que havia reclamações de ouvintes afirmando que eucaliptos estavam sendo derrubados em Conquista. O ouvinte alega a presença de funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória da Conquista. Já no final do dia, o meio político conquistense foi surpreendido com a notícia da exoneração repentina da, até então, secretária de Meio Ambiente, Dr. Luzia Viera.
A derrubada dos eucaliptos do Alto da Boa Vista, próximo a Juraci Magalhães, tem sido apontada pela imprensa e nos bastidores da prefeitura municipal como principal causa da exoneração, já que no começo do dia, em inauguração da obra da Praça Vitor Brito, Luzia acompanhava o prefeito Herzem Gusmão (MDB) em clima amistoso.
Há informações que a conversa entre o prefeito e a secretária, que culminou na exoneração, após a “poda das árvores”, aconteceu com ânimos exaltados.
A pasta deixada por Luzia foi assumida temporariamente Ana Cláudia Oliveira Passos, coordenadora geral da Secretaria do Meio Ambiente (Semma).