Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Artigo: Um Resumo do dia 19 de Agosto, 2019. – O Fim da Resenha Geral.

Random image

Por Joilson Bergher.
Professor na área de Humanas.

O Blog do Sena de Vitória da Conquista, noticiou na Blogosfera que um Programa radiofônico de nome [Resenha Geral], eu utilizando um termo mais apropriado, [Resenha Final], se finou depois de 41 anos no ar….alguém aqui, ficou surpreso?

Ou será que a audiência apenas existia por conta de, nos últimos tempos, terem assumido uma narrativa tôsca, contrária aos interesses de Vitória da Conquista…e sem o devido contraditório? Ou talvez a tal audiência existia por conta de por um bom tempo os governos do Partido dos Trabalhadores terem acento nesse Programa onde o rapaz que se diz prefeito de Vitória da Conquista, ancorava o tal Resenha Final, na época admitindo ser os governos do Partido dos Trabalhadores os melhores de toda a história dessa cidade…ou será que esse rapaz seria capaz de não admitir, a essa cidade dizendo aquilo que ele dizia que era?

Ou Ainda, estaria correto o pensador Bourdieu onde demonstra que, por forte que seja a presença dos meios de comunicação na dinâmica política contemporânea, a política não se subordina a ela, pois constitui campo específico, com regras e lógica próprias. Será que o fechamento dessa [Resenha Final] teria a ver com a minha suspeição de que essa mídia letal ligada a uma perspectiva elitista da prática política, finalmente percebeu o seu iminente fim, com o seu prefeito junto?

Se não houve como reformar essa Resenha Final, trocando de radialistas pra lá e pra cá, nos parece que esse tipo de programa caiu em desuso, foram trocados por outras mídias. Eis os exemplos, revistas nocivas aos interesses do coletivo se finaram, desapareceram, jornais também, esse tipo de televisão pelo mesmo caminho.

São intrinsecamente nocivos ao Brasil, e suas influências foram reduzidas sobre o povo. Há saídas, e estão acontecendo: eis a solução, a mídia alternativa tem diminuído dramaticamente da mídia empresarial (ainda mais) a sua influência popular sobre as decisões políticas, sendo isolada da esfera decisória das influências vindas de baixo.

A meu juízo, a Resenha Final, numa tendência ampliada no mundo tem manado um recado: fora radialistas sabujos. São avidamente incompetentes que nem os que financiaram esse tipo de política com pés de barro conseguem dá a devida audiência, me fazendo concluir que até a mentira tem limites.

Se a Resenha Final quis rechaçar os ideais de autonomia cidadã, de igualdade e de alternância entre governantes e governados, se finou junto com seu prefeito. Vitória da Conquista fez o papel seletivo, e com seu método comunicativo, reduziu, a Radio e a sua Resenha Final a uma insignificância brutal.

O elitismo brutal que subjaz a mídia em Vitória da Conquista pode ser apreciado por outro ângulo onde o senhor e o demônio tem várias faces e o seguinte argumento “Quem não sabe rezar xinga Deus!”. Milagres só acontecem na Bahia, mais especificamente em Vitória da Conquista, A Resenha Geral se finou literalmente… já foi tarde e Cest.Fini!


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também