Por Ivan Cordeiro
O debate sobre a valorização do servidor público fica quase sempre relegado a segundo plano na administração pública brasileira, ou, simplesmente, reduzido ao discurso fácil de muitos políticos profissionais desejosos de alcançarem êxito no pleito eleitoral. No Brasil, sabemos que a máquina estatal está inchada e conta com um grande número de pessoas. A despeito disto, é preciso dar o tratamento devido a quem deve ser considerado um dos pilares da gestão pública.
De acordo com o Atlas do Estado Brasileiro, do Instituto de Pesquisas Aplicadas (IPEA), nos últimos 20 anos, o total de servidores públicos sofreu um acréscimo de 83%. Este aumento aconteceu com maior concentração na esfera municipal, devido a municipalização do serviço público brasileiro, principalmente após a Constituição Federal de 1988.
É justamente nos municípios que o servidor sofre, ainda mais, com o descaso do gestor público, principalmente, em relação ao baixo salário que recebe se comparado às demais esferas de poder. Essa desvalorização gera consequências desagradáveis, tais como, baixo engajamento e desmotivação no desempenho do serviço público, pouco alinhamento com a gestão, e, por consequência, enorme falta de resolutividade.
Em Vitoria da Conquista, a pouca importância que tem sido dada à experiência do servidor – principalmente com contratações de assessorias e consultorias onde, comprovadamente, em alguns casos, o servidor concursado demonstra mais conhecimento do que os profissionais contratados -, juntamente com a falta de reajuste salarial e o corte de gratificações e de horas extras, apenas reforçam o quadro de desvalorização em que está inserido o servidor público de nossa cidade. Acredito que jamais passaria na cabeça de qualquer agente público da gestão municipal que a situação dele poderia ficar tão complicada como está agora.
Para finalizar, o fortalecimento da administração pública passa, essencialmente, pela valorização do servidor. O compromisso de promover a plena satisfação no ambiente de trabalho, de modo que os servidores se sintam valorizados e que desperte neles o envolvimento necessário para o serviço à sociedade, é o dever de todo gestor público.