Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Área desocupada no Vila América é utilizada para descarte irregular de entulho e lixo

Foto: Blog do Sena

O descarte de resíduos sólidos a céu aberto é um problema de toda cidade brasileira. Um dos mais comuns, é o descarte de restos de materiais de construção. Em Vitória da Conquista, entulho resultante da construção civil vem sendo depositado em locais inadequados. 

São vários os lugares preferidos onde o descarte irregular de entulhos é realizado. Um deles é um terreno localizado na Avenida Vladimir Herzog, no bairro Vila América, que pertence a Prefeitura de Vitória da Conquista. Nesta terça-feira (5), o Blog do Sena flagrou um cidadão fazendo o descarte no local. O homem desceu do carro e retirou todo o material que estava no veículo. 

No terreno, de aproximadamente 8 mil metros quadrados, além de muitos restos de materiais oriundos da construção civil, muito lixo também está sendo descartado no local. São sacolas plásticas,  copos plásticos, papelão, galhos de árvores, cocos, restos de alimentos, isopor, entre outros. 

Foto: Blog do Sena

Em fevereiro de 2021, esse terreno havia sido ocupado por várias famílias. Na época, os ocupantes alegaram que a área não estava sendo utilizada há anos. Elas fizeram a limpeza do local, a demarcação de lotes e realizaram a distribuição para todas as pessoas, que ocuparam a área, construir suas casas e barracos, como o Blog do Sena divulgou na época. 

No entanto, nesse mesmo período, a Prefeitura teria jogado entulho em todo terreno e obrigado todas as pessoas a desocuparem o local.. A desocupação de dezenas de famílias repercutiu na cidade e levantou o debate sobre a falta de políticas de moradia no Governo Municipal. 

Logo depois, por meio de decreto, no Diário Oficial do Município, a Prefeitura cedeu parte da área, cerca de 3 mil metros quadrados, para a construção de um galpão destinado aos catadores do projeto “Mãos que Reciclam”.  A decisão foi formada por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta entre a Prefeitura, Defensoria, o Ministério Público Federal (MPF) e a empresa Torre Empreendimentos, que realiza a coleta de lixo na cidade.

Foto: Blog do Sena

O TAC foi utilizado para resolver um processo enfrentado pela Torre, após ser condenada em uma Ação Civil Pública por dano ambiental pela prática de exploração irregular de cascalho em uma fazenda localizada às margens da BR 116, no trecho do Anel Viário. Foi determinado que a empresa deveria construir uma Central de Triagem de Materiais Recicláveis com estrutura para funcionar como Ecoponto e PEV [Ponto de Entrega Voluntária. A Prefeitura, por tanto, cedeu parte da área.

Já se passou um ano e nada foi realizado no local.  Hoje, a área vem constantemente sendo utilizada para o descarte irregular de entulhos. Devido ao grande número de lixo, também é possível ver muitos urubus no local. 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também