A Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista terá a atuação de integrantes da mesma família. Ao todo, três famílias terão seis vereadores no legislativo conquistense em 2025. Eles foram reeleitos e eleitos nas eleições municipais de 2024.
Primeiro, o que chamou atenção foi que duas duplas de irmãos saíram vitoriosas. É o caso de Márcio de Vivi (PSDB) e Nelson de Vivi (PSDB) e Paulinho de Oliveira (PSDB) e Hermínio Oliveira (PP). Eles vão ocupar quatro das 23 cadeiras da Casa Legislativa no próximo mandato (2025-2028).
Os parentes vitoriosos representam diferentes grupos políticos. Por exemplo, Nelson integra a base aliada da atual prefeita Sheila Lemos (União), enquanto o irmão dele, Márcio, faz oposição ao governo municipal. Os dois são herdeiros políticos do pai, Vivi Mendes, que foi vereador da cidade por mais de 30 anos.
Além deles, o que muitos não sabem é que os vereadores Luís Carlos Dudé (União Brasil) e Drº Andreson (PCdoB) também integram a mesma família. Os edis, que foram reeleitos para mais um mandato, são primos carnais.
Os vereadores também representam grupos políticos diferentes. Enquanto Luís Carlos Dudé é do grupo da prefeita Sheila Lemos , o vereador Drº Andreson atua na oposição.
Os dois vereadores esrão entre os 10 mais votados, em Vitória da Conquista. O vereador Drº Andreson foi reeleito 3.419 votos, sendo o sexto candidato mais bem votado. Já Dudé aparece logo em seguida. Ele foi reeleito com 3.339 votos e foi o sétimo vereador mais votado da cidade.
Em entrevista ao Blog do Sena, nesta segunda-feira (21), o vereador Dudé comentou sobre o parentesco e as expressivas votações. “Aqui tem quase sete mil votos juntos, de uma família só. Primo carnal, o vereador Andreson que se reelegeu e nós que também se reelegemos, graças a Deus. Isso é muito significativo na cidade de Vitória da Conquista”, pontuou Dudé.