A Prefeitura de Vitória da Conquista participou de uma importante visita técnica nesta semana em dois dos pontos mais críticos da malha viária da cidade: a rotatória da Urbis VI e o Centro Industrial dos Imborés. A agenda contou com a presença dos secretários municipais Jackson Yoshiura (Infraestrutura) e coronel Ivanildo Lima (Casa Civil), além de representantes do Governo do Estado, como o superintendente da Seinfra (Secretária de Infraestrura), Saulo Pontes, e do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
Também participaram da visita o deputado estadual Zé Raimundo e o vereador Fernando Jacaré, reforçando o compromisso conjunto entre diferentes esferas de poder na busca por soluções imediatas para o tráfego na região.
Durante a visita, os secretários concederam entrevista ao Blog do Sena, destacando a necessidade de ações urgentes para evitar novos acidentes, especialmente enquanto a nova concessão da BR-116 não é finalizada. A responsabilidade temporária pela rodovia está sob o DNIT, até que uma nova empresa assuma a gestão no lugar da ViaBahia.
O chefe da Casa Civil, coronel Ivanildo Lima, ressaltou o esforço coletivo. “Sem dúvida nenhuma, muito importante. Hoje nós estivemos com representantes do nosso governo, do Governo do Estado, Saulo Pontes, o qual — recomendados pela nossa prefeita, eu e Jackson já estivemos no local e ali está sendo decidido quais são as melhores opções para Vitória da Conquista hoje, as intervenções nos locais mais críticos, como na nossa saída para Itambé, bem como no Centro Industrial.”
Ivanildo reforçou que, apesar de paliativas, as medidas são essenciais neste momento e destacou a importância da união dos governos. “Ainda não é a solução, mas essa solução é a mais importante nesse momento. Como bem disse o Jackson, unindo as três forças, União, Estado e Município. Só assim vamos conseguir vencer esse obstáculo que sempre tivemos ao longo dos anos. Mas é um trabalho que é voltado principalmente com a recomendação da nossa prefeita Sheila Lemos, que em breve, muito em breve, a nossa comunidade terá notícias das intervenções que ocorrerão ali”, pontuou Lima.
Responsável pela interlocução técnica com os órgãos envolvidos, o secretário de Infraestrutura Jackson Yoshiura destacou a urgência das medidas. “Com a determinação da prefeita, junto com o Ivanildo, que a gente tivesse essa interlocução com o Governo Estadual e com o Governo Federal. Tivemos representantes das duas esferas para que a gente encontrasse uma medida imediata para ser implementada nesses locais”, disse.
Segundo ele, é preciso agir antes que novos acidentes aconteçam. “A gente sabe que a nova concessão vai demorar alguns anos e a gente não pode esperar para colocar a vida do nosso cidadão em total segurança. Então, algumas medidas paliativas vão ser feitas naqueles locais para que a gente diminua aquele impacto no cruzamento ali da estrada, da saída para Itambé, Juracy Magalhães e ali no Industrial, para que a gente não tenha mais aquela notícia ruim de mortes, de vidas sendo ceifadas naquele trecho”, explicou.
Jackson ainda agradeceu aos envolvidos no processo e ressaltou a importância do trabalho em conjunto para trazer mais segurança viária para a população da cidade. “A gente está discutindo, participando ativamente desse processo. A gente agradece ao Saulo, ao Paulo, do Governo Estadual e do Governo Federal, pela interlocução maravilhosa que foi estabelecida e a gente espera que nas próximas semanas, no próximo mês, a gente já tenha medidas sendo adotadas ali, para a gente resolver neste momento o problema que está sendo gerado”, disse.
A expectativa é que as intervenções comecem nas próximas semanas, com foco em sinalização, segurança e pequenas readequações estruturais. A medida atende à urgência da população e visa garantir mais segurança até que as obras estruturantes da nova concessão possam ser efetivamente executadas.