A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista, identificou todos os envolvidos no furto ocorrido Hospital das Clínicas de Conquista (HCC), realizado no mês de maio, na cidade. Na 2ª etapa da OPERAÇÃO SALUS, iniciada na última sexta-feira (14), a polícia desarticulou uma Organização Criminosa Internacional especializada em furtos milionários de Aparelhos Hospitalares, nesta segunda-feira (17).
Durante a operação, três pessoas já foram presas. De acordo com a Polícia Civil, Foram identificadas a participação de pelo menos sete pessoas, sendo quatro de naturalidade brasileira, dois colombianos e um uruguaio, acusados do crime Furto Triplamente Qualificado realizados em vários hospitais e clínicas da Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Segundo informações da Polícia Civil, um casal de nacionalidade estrangeira invadiu vários hospitais e clínicas nos estados e furtou materiais de endoscopia e colonoscopia avaliados em R$ 1.500.000,00, cada. Ao todo, foram furtados quatro aparelhos e o total do furto chega a R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais). Os aparelhos são utilizados para a realização de exames de endoscopia e colonoscopia, inclusive em pacientes em tratamento do câncer.
De acordo com a Polícia Civil, o casal que foi reconhecido nas imagens dos circuitos internos de TV das unidades hospitalares. Eles são os mesmos que alugaram um veículo FORD/KA tem nacionalidade estrangeira (Uruguaia e Colombiana. Os criminosos invadiram os locais disfarçados de pacientes e usaram com perucas e outros apetrechos.
A polícia também informou que os criminosos usamram veículos locados de particulares para se deslocar da cidade de São Paulo (SP), onde residem, até os locais dos furtos. Nas investigações, os policiais descobriram que, durante os crimes, eles estacionaram o carro locado e usaram veículos de aplicativos para se deslocar no interior das cidades alvos.
Em Vitória da Conquista, os criminosos usaram o veículo FORD KA PRETO, PLACA POLICIAL QNF0B62 de propriedade de um homem de 42 anos que já está preso (1ª Fase da OPERAÇÃO SALUS) sendo o veículo locado ao casal de estrangeiros por intermediário de um homem de 43 anos, morador de Santo André (SP). Esse homem, apresentoou o veículo FORD/KA no 6º DP de Santo André (SP) e confessou o crime. Ele ainda colaborou com as investigações , além de fornecer aos agentes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista a identidade do casal de estrangeiros sendo eles: ANGIE VALENTINA ARIZA CAMACHO, Nacionalidade Colombiana, 27 anos e OSCAR DAVID ZARABANDA ORTIZ, Nacionalidade Uruguaia, Idade 30 Anos .
Ainda segundo a Polícia Civil, o intermediário responsável pela locação do veículo, relatou a participação de um terceiro indivíduo de nacionalidade Colombiana, que trata-se de DUQUE INES OSPINA QUEVEDO conhecido como DOM PEDRO que já locou carros com ele para cometer outros furtos e também apresentou o casal de estrangeiros para locar o veículo FORD/KA PRETO usado em Vitória da Conquista. Suspeita-se que DOM PEDRO seja o líder da quadrilha e que existem mais pessoas envolvidas. Em todos os furtos as testemunhas foram unânimes em relatar que a dupla falava com o sotaque espanhol.
Na 1ª Fase da operação três pessoas já foram presas e a Justiça Criminal de Vitória da Conquista decretou nest segunda-feira (17) a prisão dos outros três envolvidos de nacionalidade estrangeira. Eles são considerados foragidos. Os mandados foram encaminhados para as Polícias Civis de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, além da Polícia Federal para que os criminosos sejam incluídos no rol de procurados da INTERPOL.