
Após atrasos, a Prefeitura de Vitória da Conquista deu sequência a obra de revitalização da terceira etapa da Avenida Olívia Flores. Nesta segunda-feira (18), a remoção da rotatória entre a avenida e a Luís Eduardo Magalhães foi iniciada.
De acordo com a Prefeitura, o trabalho começou pelo rebaixamento da rede elétrica dos semáforos instalados no local. A rotatória será totalmente removida na próxima quinta-feira (21), feriado de Tiradentes. A obra está sendo executada da Emurc, sob a responsabilidade da Secretaria da Infraestrutura Urbana (Seinfra).
A rotatória será removida para a instalação de quatro semáforos que vão disciplinar o fluxo de veículos. A mudança é uma reivindicação antiga da população, uma vez que no local são registrados grandes congestionamentos durante a semana, principalmente nos horários de pico.
Outra questão importante é a dificuldade que os pedestres encontram para atravessar no local. A situação é tão grave, que na última semana, uma mulher foi atropelada por um ônibus coletivo da cidade. Após o acidente, a vítima teve os dois pés amputados.

A obra também tem gerado polêmicas na cidade. A principal delas é em relação ao valor que vem sendo investido. Vários aditivos foram realizados desde que a obra foi iniciada em dezembro de 2020, deixando a obra com investimentos milionários. Para se ter uma ideia, só referente a obra de cobertura do canal da Olívia Flores, com uma laje de concreto, de abril ao mês de novembro de 2021, foram gastos R$R$2.082.429,70.
Para a execução da obra, nos dias 21 e 22, será necessária a interdição da via que liga a Uesb ao centro (etapa 1), e nos dois dias seguintes, da via de sentido contrário Centro-Uesb (etapa 2). De acordo com a a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), foram estabelecidos desvios para quem precisa circular pela região durante esse período.
Confira os mapas dos desvios:
Etapa 1 – Interdição na Avenida Olívia Flores sentido Centro tendo o fluxo desviado para Rua Jacy Flores (itinerário em verde do mapa 1) e interdição na Avenida Luis Eduardo Magalhães sentido Colégio Modelo com fluxos desviados para as avenidas Braulino Santos e Franklin Ferraz (itinerário em laranja do mapa 1).
Etapa 2 – Interdição na Avenida Olívia Flores sentido Uesb tendo o fluxo desviado para Avenida Jesiel Norberto (itinerário em verde do mapa 2) e interdição na Avenida Luís Eduardo Magalhães sentido Colégio Modelo com fluxo desviado para a Olívia Flores (itinerário em laranja do mapa 2).
A Semob orienta ainda aos condutores que evitem este trecho utilizando-se de vias secundarias ou de rotas alternativas, a exemplo das avenidas Brasil e José Pedral Sampaio.