Nesta terça-feira (3), o Blog do Sena noticiou que moradores de bairros Felícia e Jardim Guanabara, incluindo os loteamentos, da Zona Sul de Vitória da Conquista estão enfrentando problemas de abastecimento de água.
De acordo os moradores, as casas têm ficado até três dias sem água devido às obras de asfaltamento realizadas pela Prefeitura. Segundo os relatos, a falta d’água está afetando a rotina diária. Eles reclamam que não tem água para cozinhar, tomar banho, realizar a limpeza da casa e até para beber. Além disso, a água armazenada nas caixas das residências já está esgotada.
Por meio de nota, enviada ao Blog do Sena, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, se manifestou. Apesar de reconhecer a situação, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) culpou as “estruturas implantadas pela Embasa”.
“A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), informa que as obras de drenagem e pavimentação realizadas no Jardim Guanabara, de fato, tem impactado da rede de abastecimento de água naquela região, mas isso só está ocorrendo porque as estruturas implantadas pela Embasa não atendem à distância mínima de profundidade para execução da pavimentação asfáltica sem danificar as redes”, diz trecho na nota.
A Prefeitura ainda enviou imagens do local e afirmou que faltou “planejamento por parte da Embasa” e que informou que a empresa foi notificada. “Conforme pode ser visto nas imagens, as redes foram implantadas pela Embasa de forma superficial e, por isso, há necessidade de realizar o rebaixamento, considerando a falta de planejamento da empresa responsável pelo abastecimento de água no município. A Embasa foi notificada para que realizasse as intervenções necessárias quando do início das obras de drenagem e pavimentação no bairro”, diz a parte da nota.
A Prefeitura ainda informou que tem trabalhado para resolver a situação e pede a compreensão da comunidade. “Durante as intervenções, quando ocorrem eventuais quebramentos, a Embasa é imediatamente informada pela Prefeitura para corrigir o problema e garantir que a água chegue a todas as casas. Com esses esclarecimentos, a Prefeitura solicita a compreensão da comunidade e informa que tem trabalhado com afinco para que a parte de rebaixamento de rede seja concluída o mais rápido possível”, diz.