Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Após intensas rodadas de negociação, Sinserv celebra reajuste salarial dos servidores

Random image

Após intensas rodadas de negociação com representantes da Prefeitura de Vitória da Conquista, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserv) conquistou avanços significativos para a categoria durante a Campanha Salarial 2025. A proposta de reajuste de 5,06% nos salários e de 20% no auxílio-alimentação foi aprovada por unanimidade pelos servidores filiados em assembleia realizada na última quinta-feira (3), na Câmara de Vereadores.

A mobilização contou com cinco reuniões entre o Sinserv e representantes das secretarias municipais de Educação, Saúde, Finanças, além da Procuradoria Geral do Município e do Legislativo. O principal ponto de pauta — o reajuste salarial — foi intensamente debatido até se chegar a uma proposta considerada satisfatória pelos servidores.

Durante entrevista ao Blog do Sena, o assessor jurídico do Sinserv, Lucas Nunes, destacou o avanço conquistado após as negociações. “Sim, a categoria aprovou em assembleia, por maioria, a proposta da administração de reajuste de 5,06% no salário e de 20% no vale alimentação”, afirmou.

Segundo ele, outros pontos também foram discutidos, mas o foco principal era o reajuste. “Tiveram outras pautas que não são econômicas também, que nós conquistamos, mas o carro-chefe da campanha salarial, que é o reajuste do salário e do auxílio alimentação, ficou em 5,06% para o salário e 20% para o auxílio alimentação”, explicou Nunes.

O vice-presidente do Sinserv, José Marcos Amaral, também avaliou o resultado como positivo, mesmo reconhecendo que a categoria tinha expectativas maiores. “Olha, o que nós queríamos, assim, é relativo, porque a gente queria mais. Mas chegou o que a gente pôde conseguir, né? Até onde a gente esticou a corda, foi isso aí”, disse.

Ele explicou ainda que a Prefeitura inicialmente havia proposto apenas 10% de aumento no auxílio, mas, após diálogo, o percentual subiu. “O sindicato pediu 30%, a prefeitura deu 10%, mas chegamos em 20%.”

O próximo passo, conforme Lucas Nunes, será o diálogo com cada secretaria para garantir que todas as categorias sejam contempladas de forma adequada. “Os próximos passos agora é a gente discutir a certeza de cada categoria com as secretarias para que a gente consiga contemplar a todos”, declarou Amaral.

A proposta aprovada em assembleia, para José Marcos Amaral, mostra a força da mobilização dos servidores e do sindicato.”Claro, o sindicato é o servidor. E a gente viu hoje a força do sindicato. É o que eu falo para o servidor sempre: o que a gente consegue é com a luta do servidor. Os servidores estavam em peso aqui na Câmara, assembleia lotada e o servidor votou em massa. Foi unanimidade”, reforçou Amaral.

O projeto de lei com os novos valores será encaminhado à Câmara Municipal e, segundo Nunes, o reajuste será implementado na folha de pagamento de maio. “O Projeto de Lei vem para a Câmara e o reajuste é implantado sempre na folha de maio.”

 Sobre a proposta de reforma administrativa em discussão no município, o advogado Lucas Nunes reforçou que o sindicato acompanha o processo com atenção. “A gente vê com cautela e com preocupação, estamos analisando, para que isso, de maneira nenhuma, signifique um prejuízo para o servidor. A gente sabe que a estrutura da administração é uma estrutura antiga, que efetivamente precisa se modernizar, mas isso não pode causar um aumento de despesa que inviabilize a valorização do servidor.”


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também