Vitória da Conquista tem enfrentado considerável problema relacionado ao grande volume de matagal, assim como a escuridão em vias de diversos bairros. Na última sexta-feira(03), a prefeita Sheila Lemos deu início a ações para tentar reverter tal situação. Ela autorizou o começo do mutirão de limpeza do Parque da Lagoa das Bateias, situado na Zona Oeste. O Secretário Municipal de Serviços Públicos, Kairan Rocha, também acompanhou o início desta primeira etapa da revitalização. Em entrevista ao Blog do Sena, o secretário esclareceu sobre as dificuldades de não ter realizado os mutirões antes, afirmou que as ações se estenderão aos demais bairros e, ainda falou sobre o projeto de modernização da iluminação pública na cidade.
De acordo com informações da Ascom/PMVC, com a ordem de serviço da Prefeita, cerca de 100 trabalhadores, auxiliados por tratores, trinchas, uma pá-carregadeira e caçambas, vão limpar uma área de 530 mil m² do Parque Lagoas das Bateias. Nessa primeira etapa, estão sendo realizados os serviços de roçagem, capina, varrição e limpeza geral.
Kairan Rocha afirmou ao Blog do Sena que a gestão tem a previsão de aumento do número dos profissionais, que deve acontecer entre o mês de março e abril, para que os mutirões de limpeza consigam atender os demais bairros. “Temos feito o mutirão em ação coordenada. Já conseguimos limpar todas as avenidas da cidade. Finalizamos a última Avenida ali no Boa Vista, a Gilenilda Alves, hoje estamos aqui na Lagoa das Bateias e vamos chegar em todos os bairros”, garantiu. “A meta do mês de março é que a gente conclua todos os conjuntos habitacionais. Há bairros que precisamos chegar. Essa semana vamos fazer o Morada dos Pássaros, Loteamento Santa Mônica, para que a gente consiga, da forma mais rápida possível, ainda neste mês, dar uma limpeza boa”, completou.
Período atípico – O Secretário ainda justificou o porquê a cidade acabou enfrentando o aumento do número de locais com matagal. “A gente sabe que o período de chuva que passamos foi atípico, comparado a virada de 2021 para 2022. Naquela época tivemos chuvas fortes, mas foram concentradas em dezembro e janeiro. Já neste ano, tivemos o período de chuva que perdurou até o final de fevereiro. Isso atrapalhou as ações de limpeza porque fez com que o mato crescesse de forma mais célere”, explicou.
Modernização do parque de iluminação – Kairan contou também que, já há algum tempo, a Prefeita Sheila Lemos estava solicitando a modernização do parque de iluminação pública de Vitória da Conquista. Ou seja, a troca das tradicionais lâmpadas amarelas ou lâmpadas de leed. “A gente já deu um grande passo nesse sentido. Já foi autorizado e já assinei os primeiros ofícios à empresa para fazer adesão ata para que se inicie esse processo de modernização”, informou.
O Secretário prevê o tempo de sessenta à noventa dias para o início da ação e o prazo de um ano para conclusão da modernização de todo o parque de iluminação da cidade.”São quase 40 mil pontos e a empresa tem interesse porque a celeridade dela está condicionada ao pagamento. Só vamos iniciar o pagamento após a conclusão de toda a modernização”, relatou. “Além disso, foi aprovado algumas redes de extensão para levar iluminação a lugares que sequer tem rede de energia. A gente faz um contrato com a Coelba, temos um custo, pagamos para fazer isso. É o que vamos fazer na Filipinas, na extensão perimetral, junto com a Gilenilda, pegando a Av. Israel até a Juraci Magalhães, e também no novo trecho da Perimetral, ao lado do Shopping”, completou.