Depois da repercussão da matéria publicada pelo Blog do Sena na última segunda-feira (26), sobre a falta de transporte escolar para os alunos que moram nos residenciais do programa Minha Casa Minha Vida, localizados no bairro Primavera, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista se manifestou por meio de nota oficial enviada à redação nesta quarta-feira (28).
A denúncia foi feita por pais de alunos que relataram que os filhos estavam sem frequentar as aulas há cerca de uma semana, devido à retirada de um dos ônibus que atendia os conjuntos habitacionais Residencial das Rosas, América Unida, Europa Unida e Vivendas da Serra. Também houve reclamações sobre problemas mecânicos em veículos da Escola Municipal Carlos Santana.
Em resposta, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) afirmou que tomou conhecimento da situação e está adotando medidas para solucionar o problema. ““A Secretaria Municipal de Educação (Smed) informa que tomou conhecimento da matéria publicada em blog local sobre a situação do transporte escolar nos residenciais do programa Minha Casa Minha Vida, no bairro Primavera”, diz trecho da nota.
Na nota, a gestão municipal também reafirma seu compromisso com a qualidade do ensino público e se mostrou preocupada com os estudantes afetados pela paralisação do serviço “Reiteramos nosso compromisso com a educação pública de qualidade e manifestamos nossa preocupação com os estudantes afetados. Desde que a situação foi identificada, a Smed está tomando as providências necessárias para restabelecer o atendimento e garantir que os alunos sejam transportados com segurança e regularidade”.
A Prefeitura informou ainda que está em andamento um novo processo licitatório, com o objetivo de ampliar e readequar a frota de veículos que atendem ao transporte escolar na cidade. “Informamos, ainda, que já está em andamento um novo processo licitatório, com o objetivo de ampliar e readequar a frota de veículos escolares. A iniciativa visa atender, dentro dos limites legais e orçamentários, as regiões com maior demanda, contribuindo para a melhoria contínua do serviço de transporte escolar oferecido aos nossos estudantes.”
Por fim, a nota reforça a disposição do governo municipal para o diálogo com as comunidades escolares e o compromisso com a garantia do acesso à educação. “A gestão municipal reforça seu compromisso com o diálogo permanente junto às comunidades escolares e com a construção de soluções que assegurem o acesso pleno à educação para todos os alunos da rede municipal.”
O Blog do Sena seguirá acompanhando os desdobramentos da situação e ouvindo as comunidades escolares afetadas, com o compromisso de garantir informação de interesse público à população conquistense.
Confira a seguir a nota na íntegra:
Nota ao Blog do Sena
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) informa que tomou conhecimento da matéria publicada em blog local sobre a situação do transporte escolar nos residenciais do programa Minha Casa Minha Vida, no bairro Primavera.
Reiteramos nosso compromisso com a educação pública de qualidade e manifestamos nossa preocupação com os estudantes afetados. Desde que a situação foi identificada, a Smed está tomando as providências necessárias para restabelecer o atendimento e garantir que os alunos sejam transportados com segurança e regularidade.
Informamos, ainda, que já está em andamento um novo processo licitatório, com o objetivo de ampliar e readequar a frota de veículos escolares. A iniciativa visa atender, dentro dos limites legais e orçamentários, as regiões com maior demanda, contribuindo para a melhoria contínua do serviço de transporte escolar oferecido aos nossos estudantes.
A gestão municipal reforça seu compromisso com o diálogo permanente junto às comunidades escolares e com a construção de soluções que assegurem o acesso pleno à educação para todos os alunos da rede municipal.
Secom, 28 de maio de 2025