Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Após criticar Sheila Lemos por falta de apoio aos candidatos de Conquista, Chico Estrella deve retornar para a oposição na Câmara

A “ciumeira” ou indignação com a falta de apoio da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), aos candidatos a deputados federal e estadual da cidade, pode render ao Governo Municipal uma queda no apoio dentro da Câmara de Vereadores. 

Isso porque o edil Chico Estrella (PTC), de acordo com os bastidores da política conquistense, pode estar com os dois pés já dentro da Bancada de Oposição do legislativo. Ele deve retornar ao local que começou o seu primeiro mandato como vereador, após vencer as eleições em 2020. 

Chico Estrella foi eleito fazendo duras críticas ao governo Herzem Gusmão e mostrando problemas na cidade por meio de vídeos e denúncias. Quando eleito, iniciou o mandato na Bancada de Oposição, mas quando a prefeita Sheila Lemos assumiu o Governo Municipal, o edil passou a integrar a Bancada de Situação. Em seguida, foi escolhido como líder do governo na Câmara. Estrella deixou a função, após não afirmar não concordar com atitudes e o trabalho de alguns integrantes do primeiro escalão da prefeita. 

Agora, a falta de apoio da prefeita Sheila Lemos aos candidatos de Vitória da Conquista tem sido alvo de muitas críticas, principalmente de Estrella. O edil, que também é candidato a deputado estadual esperava um apoio integral da prefeita, mas não aconteceu. Desde o início das negociações políticas, a prefeita, junto com a mãe, Irma Lemos, que é presidente do União Brasil na cidade, declarou apoio a Elmar Nascimento (União Brasil), para deputado federal e Tiago Correia (PSDB) para deputado estadual. 

Apesar de Tiago ser conquistense, ele atua em Salvador, assim como Elmar. Até o momento, Sheila não demonstrou apoio político a nenhum dos 16 candidatos de Vitória da Conquista a uma vaga  na Câmara Federal ou à Assembleia Legislativa da Bahia, nem mesmo aqueles que integram a sua base do governo. 

Em discurso acalorado durante Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores, na última sexta-feira (2), Chico Estrella usou a tribuna para fazer duras críticas ao posicionamento da prefeita. Para o edil, apoiar candidatos da cidade traria mais desenvolvimento por meio das emendas parlamentares. 

“Digo isso  porque o motor de se fazer política são emendas parlamentares. E vendo isso quero dizer que deputados eleitos por nossa cidade, candidatos eleitos por nossa cidade, tem a possibilidade de trazer emendas parlamentares quase que no valor de todos os nossos vereadores juntos com os seus deputados”, disse Estrella. 

Chico ainda criticou a forma como a Prefeitura de Vitória da Conquista vem adquirindo recursos para a cidade desde a época de Herzem Gusmão. Na época do ex-prefeito, a Prefeitura realizou um empréstimo no valor de R$110 milhões, no Finisa I e II, junto a Caixa Econômica Federal. Já no mandato de Sheila, o empréstimo milionário no valor de 72 milhões de dólares foi aprovado pelo legislativo conquistense e está sendo analisado pelo Senado Federal.

Segundo o vereador, os empréstimos podem gerar complicações para a futuras gerações e que a maneira mais segura e eficiente para administrar a cidade é  conseguir emendas parlamentares. “Então Vitória da Conquista deve entender que este modal de polícia deve ser rechaçado, que ele modal de política de trazer e apresentar a sociedade conquistense pessoas que efetivamente não tem compromisso com esta terra e tem que ter responsabilidade”, explicou. 

O Blog do Sena procurou o vereador para saber se ele realmente voltará a fazer oposição ao Governo Municipal, mas até o fechamento da reportagem, não obteve retorno. Enquanto isso, o Blog do Sena vai acompanhar a situação.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também