A Central de Equipamentos (Deserg) de Vitória da Conquista mudou de secretaria e passará a ter uma nova chefia. Por meio do Decreto 22.832, publicado no Diário Oficial da quarta-feira (19), o Deserg deixa a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e passa a fazer parte da Secretaria de Municipal de Gestão e Inovação (SEMGI).
De acordo com a prefeita Sheila Lemos, a mudança foi necessária por uma questão de “alinhamento”. “A necessidade de implementação de uma política adequada e eficiente para a administração dos bens, sobretudo das máquinas e equipamentos, que se encontram à disposição da Central de Equipamentos (DESERG), que esteja plenamente alinhada com as linhas gerais definidas pela SEMGI para os demais bens que compõem o patrimônio público municipal, visando, com isso, uma padronização da atuação administrativa, que trará maior eficiência e organização no trato desta relevante questão”, diz o decreto.
No entanto, segundo a apuração do Blog do Sena, a mudança aconteceu por motivos de “ciúmes”. Isso porque, desde que assumiu a diretoria do Deserg, Lucas Batista é visto com um dos principais nomes do Governo Sheila. Seu trabalho vem se destacando, sendo elogiado e recebendo a aprovação da prefeita.
O Deserg é o setor responsável pela manutenção de equipamentos, máquinas e veículos da Prefeitura Municipal, e por elaborar e fazer cumprir o cronograma de utilização desses veículos e máquinas. Recentemente, a estrutura física do setor recebeu uma reforma e recebeu novos banheiros com chuveiros e ampliação do almoxarifado e da borracharia. A área para estacionamento de motocicletas e bicicletário também ficou maior e melhor organizada. Em 2021, o Deserg já havia recebido três novas cozinhas totalmente equipadas, refeitório com sanitário interno, ar condicionado e televisão e uma academia para exercícios ao ar livre.
Uma das principais obras realizadas pelo Deserg é a revitalização da Lagoa das Bateias. A limpeza realizada em uma área de 503 mil metros quadrados da lagoa, que resultou em mais de 5 mil caçambas de material, deixando à mostra o leito da lagoa – que, antes, era quase que totalmente coberto pela vegetação formada por taboas, tem agradado a população.
A intervenção foi dividida em fases. A expectativa é que no local ainda outros equipamentos sejam recuperado como a ciclovia, o calçadão e os quiosques. Também existe a previsão de que outros equipamentos de lazer sejam acrescentados à área verde da Lagoa das Bateias. A obra é tão importante que já é considerada uma das principais intervenções realizadas pelo Governo Sheila Lemos, e, com certeza, estará na campanha da gestora nas eleições de 2024, quando buscará a reeleição.
Com a saída do Deserg da Seinfra, os “louros” do trabalho irão para a SEMGI, atualmente comandada pelo secretário Edimário Freitas Andrade Jr. Apesar da alteração, Lucas Batista continuará à frente do Deserg e mudará, apenas, de “chefe”. Agora, a SEMGI será responsável pela fixação de regras e procedimentos que se destinem à otimização do uso, à conservação, à padronização, à manutenção dos equipamentos do Deserg, segundo o decreto.