Após autorização da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, os radares instalados em vários pontos da cidade começarão a funcionar efetivamente para a cobrança de multas.
Os equipamentos já estavam em funcionamento para aferição, mas a multa por excesso de velocidade não estava sendo cobrada e entrará em operação. A data deve ser anunciada nos próximos dias e campanhas educativas devem ser realizadas antes da efetivação das cobranças.
Conforme já informado pelo Blog do Sena, os novos radares estão instalados nas avenidas Laura Nunes, Gilenilda Alves, Presidente Vargas, Luís Eduardo Magalhães e Paraná, onde o limite de velocidade será de 40 km/h, e nas avenidas Brumado e Olívia Flores, onde a velocidade permitida será de até 50 km/h.
A expectativa era de que os radares começassem a funcionar em janeiro de 2022, mas o processo se prolongou e agora o sistema começa a operar normalmente. O início do funcionamento ocorre após uma série de etapas realizadas pelo Ibametro (Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade).
No ano passado, as cinco vias da cidade em que radares foram instalados apresentaram uma queda de 50,8%, em média, no número de acidentes de trânsito sem vítimas, em relação ao mesmo período de 2019 e 2020.