
Após registrar um grande número de casos de gripe Vitória da Conquista, a Prefeitura transformou o Centro Covid-19 em um Gripário, onde serão atendidos os casos leves encaminhados pelo call center ou pelas unidades de saúde. A Unidade de Saúde já está em funcionamento desde segunda-feira (10).
Agora, o Gripário irá atender todos os casos de síndromes gripais como a influenza e a Covid-19. Em entrevista à TV Uesb, a secretária municipal de Saúde explicou como o Gripário vai funcionar, neste primeiro momento, com três médicos e uma média de 150 atendimentos presenciais e atendimento por telemedicina.
“ A nossa intenção foi criar novas estratégias de síndrome gripal aqui no nosso município. Então no momento nós estamos com três médicos atuando no nosso Gripário Municipal, atendendo cerca de 150 atendimentos totalmente presencial. Além disso, contamos com um médico que vai fazer a telemedicina. Então, aqueles pacientes que se sentirem bem em fazer uma ligação para o nosso médico e ter o seu tratamento, o seu diagnóstico, nós teremos também esse meio para o atendimento dos nossos pacientes”, explicou Cerqueira.
De acordo com a secretária, para receber o atendimento no Gripário Municipal é necessário fazer uma triagem por meio do contato do Call Center, 3429-3450 ou procurar a rede básica de saúde, para não haver coinfecção entre os pacientes.
A secretaria ainda informou que estão analisando casos para saber qual a cepa de Influenza está circulando no munícipio. Vitória da Conquista já confirmou 50 casos de Influenza. Além dissso, dois casos da Flurona, que é a contaminação dupla por gripe e Influenza.
O gripário, localizado no final da Avenida Régis Pacheco, próximo à Avenida Integração, funcionará todos os dias, das 7h as 19h. Teste de Covid-19 e da influenza serão realizados e a Prefeitura está avaliando a possibilidade de ampliar os testes na cidade, segundo informou Ramona Cerqueira.
Assista a seguir a entrevista na íntegra: