Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Apesar de ter 93% da população com saneamento, ligações clandestinas de esgoto são flagradas e causam problemas em Conquista

Vitória da Conquista é uma das cidades mais bem saneadas do norte-nordeste do Brasil com 93% da população atendida com rede de esgoto. O município tem mais de mil quilômetros coletora de rede de esgoto com 28 estações elevatórias. Apesar disso, cresceu o número de ligações clandestinas na rede de esgoto e de drenagem na cidade.

De acordo com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a situação traz prejuízos para a própria população. A informação foi divulgada pelo gerente regional da Embasa, Manoel Marques, durante entrevista à TV Sudoeste. Na matéria exibida no BATV, na noite desta terça-feira (13), o gerente explicou que uma das consequências dessa atitude é o extravasamento da rede de esgoto, gerando o mau cheiro e trazendo desconforto para a população.

“O pessoal entronca essas calhas de telhado e fazem uma ligação clandestina na nossa rede de esgoto. Que ela tem que trabalhar meia sessão, ou seja, a tubulação tem que trabalhar om fluxo de água pela metade, e quando você aumenta o volume de água nas redes coletoras ela termina provocando extravasamentos”, explicou Marques.

As ligações clandestinas também prejudicam a rede de drenagem. De acordo com Manoel Marques, a Embasa em parceria com a Prefeitura de Vitória da Conquista vai fiscalizar essa situação. “A Embasa e a Prefeitura de Vitória da Conquista, a gente está estabelecendo uma parceria e vamos combater essa questão das fraudes, das ligações clandestinas. Tanto fraude na rede de drenagem como também na rede coletora de esgoto”, ressaltou.

Além disso, os problemas de esgoto estourado também podem se causados pelo mau uso da rede de esgoto por parte da população. Em média, 30 atendimentos são realizados por dia e durante o período de chuva as ocorrências chegam a triplicar. No mês de janeiro, teve dia que foram realizados 150 atendimentos de extravasamento de esgoto. E durante a limpeza, a equipe encontra muito lixo na rede de esgoto. Já foram encontrados até lençol e colchão obstruindo o a rede, como explicou o gerente da Embasa.

“É lençol, uma quantidade grande de pedra, lixo mesmo, lixo de residência, saco e já achamos até colchão na rede coletora de esgoto. São atitudes que terminam prejudicando a população, porque quando ocorre o extravasamento vem aquele transtorno para todos”, contou.

O gerente regional da Embasa pediu mais parceria da população. Então a gente pede a população que evite esse tipo de prática, que nos ajude. Sempre que tiver um extravasamento de esgoto ou um vazamento de água, que procure os canais de atendimento para que nós possamos de uma forma mais rápida de atender e responder o chamado”, finalizou


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também