Após dois anos de restrições devido à pandemia do Covid-19, a capital baiana realizou nesta quinta-feira(12) as homenagens ao Senhor do Bonfim em seu formato tradicional. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) participou pela manhã do Ato Ecumênico, próximo a Basílica da Conceição da Praia. O governador esteve acompanhado do vice-governador Geraldo Júnior (MDB), secretários da sua gestão e lideranças políticas, entre elas, os deputados de Vitória da Conquista Fabrício Falcão (PCdoB) e Zé Raimundo Fontes e Waldenor Pereira, ambos do PT.
Em suas redes sociais, Waldenor frisou que “hoje a Bahia está em festa em orações” e pediu bênçãos e proteção ao Senhor do Bonfim “pelo povo de nossa terra”. Já Zé Raimundo pediu “Que Deus ilumine e guarde os nossos caminhos, nos guiando para a unificação e reconstrução do Brasil”.
Também por meio das redes sociais, Fabrício destacou a alegria de estar ao lado de companheiros de luta e do governador Jerônimo e falou sobre esperança. “Foram dois anos sem a Lavagem, por conta da pandemia. Mas retornamos com muita fé e esperança. Que o Senhor do Bonfim nos ajude na missão de unificar e pacificar o país”, escreveu.
Movimentações Políticas – A participação de lideranças políticas de toda a Bahia na Lavagem do Bonfim é tradicional, mas a presença em Salvador neste momento também é oportuna devido às negociações para compor a gestão do Governo Estadual. Logo no início da manhã, Waldenor e Zé Raimundo estiveram em um café da manhã com dirigentes do Partido dos Trabalhadores. “Neste momento de renovação, estamos colaborando com a montagem do novo Governo da Bahia (…)”, disse Waldenor.
Dr. Pedrinho (PCdoB), liderança do sudoeste baiano, ventilado para compor a gestão Jerônimo, também está na capital e esteve ontem(11) com o governador e vice-governador.
Como já apontado pelo Blog do Sena e por outros comentaristas e analistas políticos, Vitória da Conquista tem perdido espaço no Governo da Bahia, ficando de fora do 1º escalão da gestão Jerônimo. Resta agora saber se, após as bênçãos do Senhor do Bonfim e das recentes movimentações dos deputados da cidade, Conquista conseguirá garantir algum cargo das 20 funções do segundo escalão que ainda estão sem definição.