Ao lado da cúpula estadual do Podemos, o vereador Nildo Freitas foi o único edil da base do governo de Sheila Lemos (União Brasil) a acompanhar a agenda do governador Jerônimo Rodrigues em Vitória da Conquista. O gestor estadual chegou a cidade na quinta-feira (9) e fica até o próximo sábado (11).
Nildo foi eleito pelo PSC que foi incorporado pelo Podemos. A fusão aconteceu em dezembro do ano passado e se tornaram uma sigla só. Desde então, em Vitória da Conquista, iniciou-se um imbróglio, uma vez que o antigo PSC estava na base da prefeita Sheila e o Podemos está na base do governador Jerônimo.Atualmente, o Podemos possui três vereadores em Vitória da Conquista. Nildo Freitas, Marcus Vinicius e Hermínio Oliveira, atual presidente da Câmara de Vereadores. Todos vinham com posicionamentos diferentes na Câmara.
O vereador Marcus Vinicius deixou a situação e passou a integrar a oposição do governo Sheila. Já Hermínio Oliveira tem um histórico de atuação na direita conquistense e continua apoiando a prefeita, deixando no ar uma possível saída do partido. Já o vereador Nildo Freitas ainda não se posicionou abertamente sobre a situação. O único momento que não agiu de acordo com o governo municipal foi quando votou contra o Projeto de Lei de permuta dos terrenos públicos.
Nildo Freitas foi um dos principais articuladores da Marcha para Jesus que aconteceu ontem (9) que fez parte da programação de aniversário dos 183 anos de emancipação política de Vitória da Conquista. O vereador esteve ao lado do presidente do Podemos na Bahia, Helber Santana, que atualmente é superintendente da Defesa Civil da Bahia, e do presidente do antigo PSC em Conquista, Ney Mota.
Em entrevista ao Blog do Sena, o presidente estadual do Podemos revelou como será o futuro do partido na terceira maior cidade da Bahia. Segundo ele, o objetivo principal é fortalecer o partido na cidade. “O podemos está aí para poder contribuir com Vitória da Conquista, como já vem contribuindo quando era o PSC. Então, nós estamos aqui para poder fazer mais por Vitória da Conquista”, disse Santana.
Além de integrar a base do Governo do Estado da Bahia, o Podemos também já faz parte da base política do pré-candidato a prefeito de Vitória da Conquista Waldenor Pereira (PT). A decisão mudou os rumos do partido na cidade. Segundo o presidente do partido, todas as decisões são construídas em conjunto. “As decisões políticas elas não são simplesmente tomadas, elas são construídas. Então, a gente vai construindo, dialogando muito para chegar ao bom termo”, contou Santana.
Nildo Freitas ficou ao lado de Waldenor e de Jerônimo no evento. Questionado se o vereador irá apoiar Waldenor, o presidente do Podemos se esquivou. “Com calma a gente vai construindo, sem pressa”, declarou Santana. Apesar das mudanças políticas e do posicionamento do partido, o vereador Nildo Freitas destacou que o Podemos busca o melhor para Vitória da Conquista. “O podemos está aí para poder contribuir com Vitória da Conquista, como já vem contribuindo quando era o PSC. Então, nós estamos aqui para poder fazer mais por Vitória da Conquista”, contou Freitas.
A partir de abril de 2024, a janela partidária é aberta e os políticos podem solicitar a mudança de partido. No entanto, Nildo Freitas afirmou que não está pensando em deixar o partido. “Estou no Podemos”, garantiu Freitas.
Veja a seguir a entrevista na íntegra: