Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Anvisa proíbe venda de pastilha de tadalafila lançada por influenciador

Random image

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, fabricação, manipulação, propaganda e uso da pastilha de tadalafila “Metbala”, produto lançado pelo influenciador digital Jon Vlogs. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (14) no Diário Oficial da União e atinge todos os lotes da substância.

Produzido pela empresa FB Manipulação Ltda., sediada em Mogi Guaçu (SP), o produto nunca teve autorização para ser distribuído no Brasil, segundo a Anvisa. Apesar disso, o influenciador, que soma mais de 20 milhões de seguidores nas redes sociais, chegou a afirmar que o produto era “100% legalizado e aprovado pela Anvisa”, em publicação feita na plataforma X (antigo Twitter).

“A medida foi adotada porque o produto não tem qualquer tipo de regularização na Agência. Além disso, a empresa identificada não tem autorização da Anvisa para fabricar medicamentos”, esclareceu a autarquia em nota oficial.

A Metbala, uma goma do tipo gummy à base de tadalafila, substância usada para tratar disfunção erétil, foi lançada em março deste ano e ganhou notoriedade após ser promovida em um vídeo polêmico nas redes sociais. No conteúdo, Jon Vlogs aparecia em um cenário de festa, rodeado por mulheres desacordadas, sugerindo que o produto resolveria “problemas íntimos”. O vídeo viralizou e recebeu mais de 46 mil curtidas antes de ser apagado.

A Anvisa também determinou que ações de fiscalização sejam estendidas a qualquer pessoa física ou jurídica, além de veículos de comunicação, que comercializem ou divulguem o produto.

“O uso de medicamentos deve ser feito com prescrição e acompanhamento médico. A automedicação coloca sua vida em risco. Esses produtos não são inofensivos”, alertou a Anvisa.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também