Após seis meses do início do processo eleitoral, marcado por críticas da oposição e entraves judiciais, a eleição do Sindicato dos Rodoviários de Vitória da Conquista (SINTRAVC) foi realizada no último final de semana, 02, 03 e 04 de janeiro. Con 94,9% dos votos válidos, o sindicalista Álvaro Souza, foi reeleito para o seu terceiro mandato consecutivo.
Em meados do ano passado, a eleição do SINTRAVC foi parar na Justiça porque a oposição alegou irregularidades no processo eleitoral. A eleição foi, na ocasião, suspensa temporariamente, conforme Despacho expedido pela Juíza do Trabalho Substituta Cyntia Cordeiro Santos.
No entanto, apesar das críticas da oposição, as exigências judiciais foram cumpridas, o processo eleitoral retomado e presidente conseguiu se reeleger. Segundo o blog do Nildo Freita, Álvaro comentou sobre o caso. “Infelizmente as oposições que apareceram não vieram pra disputar, mas para prejudicar a categoria e o próprio pleito eleitoral. Não apresentaram chapa nenhuma”, comentou.
Ainda de acordo com as informações de Nildo Freitas, neste novo mandato, Álvaro quer concentrar forças na aprovação de um Projeto de Lei que garante a presença de cobradores nos coletivos. “Nós vemos um risco de que um dia as empresas, alegando que estão com receitas baixas, podem querer suspender o cargo de cobrador. O projeto foi encaminhado (em 2019), mas não foi apresentado. Por isso é importante que a categoria tenha também um representante no Legislativo, se tivesse lá um rodoviário representando a categoria, com certeza o Projeto teria sido apresentado e aprovado por unanimidade”, avaliou.
A posse da nova diretoria acontecerá nesta terça-feira (07), na sede do Sintravc.