Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Agricultura familiar da Bahia tem investimento recorde no país

Random image

Até o próximo ano de 2022 a Bahia terá investido R$ 2 bilhões em programas e ações de financiamento, tecnologia e oferta de insumos para o desenvolvimento da agricultura familiar, o que coloca o estado no primeiro lugar do ranking de apostas governamentais na atividade no país.
Este quadro animador é resultante de políticas públicas adotadas nos Governos Jaques Wagner e Rui Costa, apresentado na live “A Bahia em Debate”, que em sua 4ª edição teve como convidados o secretário estadual de Desenvolvimento Rural Josias Gomes, o chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro e o presidente da Companhia de Desenvolvimento em Ação Regional (CAR), Wilson Dias.
Os convidados falaram em sala virtual, nesta terça-feira (15), para mais de 160 lideranças políticas, comunitárias e sindicais,apoiadoras dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), promotores da live. Também participaram três coordenadores de Setaf – Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar: Netinho (Sudoeste), Zé Luís (Sertão Produtivo) e Lindolfo (Vale do Paramirim).

No estado que hoje conta com 597 mil agricultores familiares, gerando emprego para 1,5 milhão de baianos e são responsáveis por 80% da produção de alimentos, segundo informaram Josias Gomes e Wilson Dias, muitas foram as frentes de ações de incentivo ao setor, que vão do financiamento e apoio tecnológico e de insumo até à comercialização. “Temos nos empenhado para desenvolver projetos e ações para esse avanço”, disse Wilson Dias.
“Não há neste estado governos que tenham investido mais no setor do que Wagner e Rui Costa. O que estamos fazendo é revolucionário”, afirmou o secretário Josias Gomes.  Os convidados também destacaram o apoio dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo para a agricultura familiar.

O apoio dos dois deputados se dá na aprovação de leis e programas estaduais e federais , como também na destinação de recursos de emendas parlamentares para aquisição de tratores, caminhões, retroescavadeiras, veiculos e implementos agrícolas , a ampliação da oferta de água, com tubos para extensão de rede de água, caixas reservatórias, construção de cisternas de produção e outras ações, como também na entrega de barracas de comercialização em regiões de maior atuação parlamentar, no Sudoeste, Serra Geral, Chapada Diamantina, Médio São Francisco e Bacia do Paramirim.


Joana D’Arck / DRT-BA 1280


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também