Pela primeira vez em toda a sua história política, Vitória da Conquista terá uma prefeita eleita diretamente. Sheila Lemos (UB) tomou posse nesta quarta-feira (1º), em uma cerimônia no Imperial Grand Hall.
A gestora comandou Vitória da Conquista entre 2021 e 2024, quando foi eleita como vice do ex-prefeito Herzem Gusmão, que morreu antes de conseguir assumir efetivamente o cargo. Agora, eleita diretamente, será de Sheila o compromisso de comandar a 3ª maior cidade da Bahia até 2028.
O caminho até a posse foi árduo para a prefeita, mesmo reeleita no 1º turno com mais de 116 mil votos, a diplomação e a posse ainda não eram uma certeza, visto que ela enfrentava uma Ação de Impugnação do Registro de Candidatura. Os votos recebidos pela prefeita ficaram anulados sub judice, sendo computados apenas após um recurso concedido pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Para Sheila, a reeleição chega como um desafio, como afirmou em entrevista ao Blog do Sena. “Eu acho que é um momento muito especial, de ser muito honrada por estar sendo reconduzida. Agora é trabalhar ainda mais para Vitória da Conquista. Vai ser um desafio muito importante, mas eu estou muito feliz. Agradecer a todos os que vinham com esse resultado de 116.489 votos. A primeira mulher eleita a prefeita, a primeira vez que ganhamos. Entramos para a história dessa cidade. É claro que a responsabilidade é ainda maior”, ponderou.