NOTA DE ESCLARECIMENTO. HABEAS CORPUS. LUCAS MOREIRA MARTINS DIAS
Os advogados de defesa do ex-secretário de Mobilidade Urbana de Vitória da Conquista, Lucas Dias, se manifestaram, nesta quarta-feira (25), após a sua soltura. Ele estava preso em Eunápolis, para onde foi transferido após ser feito pela em Porto Seguro na 2ª fase da Operação Overclean, na última segunda-feira (23).
De acordo com a nota de esclarecimento enviada para o Plantão Judiciário do Tribunal Regional Federal da 1a Região, Lucas tem bons antecedentes, com “um histórico de atuação profissional irretocável, seja na advocacia ou no próprio serviço público, uma vez que sempre cumpriu suas funções com zelo, probidade e retidão”.
A defesa alega ainda que ele é inocente e que a operação é um processo policial investigativo, não tendo Lucas sido preso após uma sentença judicial.
Com a revogação da prisão preventiva, o ex-secretário fica sob medidas cautelares, como proibição de contato com outros investigados, suspensão do direito ao exercício de funções públicas, e a imposição do uso de tornozeleira eletrônica.
O ex-secretário é acusado de facilitar contratos fraudulentos com empresas e de receber propinas por meio de depósitos fracionados. Segundo as autoridades, ele teria atuado diretamente no esquema de desvio de recursos públicos oriundos de emendas parlamentares e consórcios municipais.