O ex-vereador e atual coordenador da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Danillo Kiribamba, está em Brasília acompanhando a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil). A ida a capital do país foi motivada para buscar respostas sobre os empréstimos milionários realizados junto à Caixa Econômica Federal, no valor de R$160 milhões, e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), cerca de R$382 milhões, que ainda estão sem data prevista para a liberação dos valores, segundo postou em suas redres sociais.
O coordenador da Central de Equipamentos, Lucas Batista um dos principais nomes de confiança do governo Sheila, também está na comitiva. Apesar das pautas municipalistas, a companhia do ex- Partido Comunista (PCdoB) não agradou vereadores, cargos comissionados e demais lideranças da base do governo Sheila. De acordo com os burburinhos da política conquistense, a situação gerou uma grande ciumeira.
O motivo dos ciúmes é que Danillo Kiribamba é recém-chegado ao governo Sheila. Até o primeiro turno das eleições gerais de 2022, o ex-vereador estava no PCdoB e participou ativamente das campanhas políticas para do deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), para o deputado federal Daniel Vieira (PCdoB), para Jerônimo Rodrigues (PT) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Logo após as vitórias e reeleições dos deputados citados, Danillo Kiribamba virou a “casaca” e passou a apoiar os candidatos de Sheila Lemos, ACM Neto e Jair Bolsonaro, no segundo turno das eleições, e substituiu as críticas por elogios. A situação levantou muitos comentários na época, principalmente devido o ex-vereador, que fazia oposição a Herzem Gusmão (MDB) e inclusive fez campanha políticas contra nas eleições de 2020, ter mudado da água para o vinho.
Logo após a mudança de posicionamento político, Kiribamba foi nomeado no cargo de gerência de Turismo e Eventos, na Secretaria Municipal de Cultura. Posteriormente foi exonerado e nomeado coordenador da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Ele também pretende sair pré-candidato a vereador nas eleições de 2024, mas desta vez, tudo indica que sairá pelo União Brasil, partido de centro-direita e da prefeita Sheila Lemos.