Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

ACM Neto diz que nome do vice de Sheila será escolhido na hora certa e dispara. “Não pode haver uma disputa interna por vice”

Random image

A composição da chapa marjoritária da prefeita de Vitória da Conquista e candidata à reeleição Sheila Lemos (União Brasil) é uma das grandes dúvidas da política na cidade. Isso porque vários nomes para vice-prefeito já surgiram, mas ainda não houve a definição.

Sheila Lemos chegou a dizer que a decisão seria tomada após a janela partidária, finalizada no dia 8 de março. Entretanto, não aconteceu. Enquanto isso, várias especulações ganham espaço no cenário político conquistense.
Em sua visita a Vitória da Conquista, o presidente estadual do União Brasil ACM Neto disse que a escolha do nome do vice ainda não é uma prioridade. Em entrevista ao Blog do Sena, o ex-prefeito de Salvador declarou que o foco de Sheila Lemos é ainda trabalhar em beníficio de Vitória da Conquista.

“Depois a gente vai começar a pensar nisso. O foco de Sheila, o principal, é em administrar a cidade, é em trabalhar por onquista. Chega no fim do dia, tem gente que pode ter passado 24 horas do dia só pensando em pedir voto. Não é o caso de Sheila. Ela tem que passar quase todas as horas do dia dela pensando em governar a cidade. Então na hora certa a gente vai tratar do vice ou da vice”, explicou Neto.

Segundo ACM Neto, o nome será escolhido após conversar com o grupo político e pesquisas para saber qual o nome irá agregar mais a chapa. “Vamos ver quem vai agregar melhor. Vai vir de um partido desses que está na nossa coligação. E nós vamos fazer essa escolha com muita sobriedade e pensando, acima de tudo, na perspectiva popular e eleitoral”, disse Neto.

Dentre das possibilidades, três nomes se destacam na “briga” para, além de ocupar o importante cargo de vice-prefeito, reforçar a chapa de Sheila visando conquistar apoios e a confiança do eleitorado. São eles: Aloíso Alan (Republicanos), João César Guimarães Nougueira (PP) e Vinicíus Rodrigues (PDT).

Aloíso Alan é o atual presidente do Republicanos e foi o primeiro a ser lembrado para o cargo. O médico ortopedista é um dos grandes aliados de Sheila Lemos desde o início do seu mandato. Já João César, é o presidente do PP e é considerado o responsável pelo apoio do partido à pré-candidatura de Sheila Lemos. O empresário, bastante conhecido na cidade, também tem uma ligação com a prefeita e com a direita da cidade.

O terceiro nome, Vinícius Rodrigues é o mais recente na disputa. Ele é secretário Municipal de Saúde e considerado um dos braços direitos da prefeita. Recentemente ele assumiu a presidência do PDT em Vitória da Conquista e contribuiu para que o partido também integrasse a base política da prefeita. Apesar de estar em uma das pastas mais dificeis da gestão Sheila, com problemas enfretados pela população para atendimento médico nos postos de saúde e hospitais conveniados ao munícipio, principalmente durante a epidemia de dengue, Vinicíus não perdeu espaço na disputa.

Sobre as especulações dos possíveis nomes para vice de Sheila, ACM Neto afirmou que “na hora certa” a decisãos será tomada e divulgada. E ressaltou que a escolha do nome do vice não pode se transformar uma disputa interna no grupo. “Eu vou dizer que essa decisão vai ser tomada na hora certa. Não pode haver uma disputa interna por vice, porque senão a gente vai perder o foco. O foco é em disputar Prefeitura de Conquista. Vai ser uma eleição disputada, dura, que vai exigir muita luta, muita guerra. (…)A única coisa que eu, com a minha humilde contribuição, pretendo dar, é não deixar isso se tornar uma disputa interna no grupo. A gente tem que estar unido. É natural que cada um queira. É legítimo que os nomes sejam lembrados. Mas, na hora certa, nós vamos escolher com racionalidade, vendo pesquisa e vendo o contexto político”, declarou Neto.

A eleição para à Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista de 2024 será a primeira disputa nas urnas de Sheila Lemos. Em 2020, ela disputou como vice-prefeita na chapa com o ex-prefeito Herzem Gusmão (MDB). Após a sua morte em 2021, vítima das complicações da Covid-19, Sheila assumiu a gestão da Prefeitura.

Na primeira pesquisa de intenções de voto para prefeito, divulgada no dia 1º de abril, Sheila apareceu com 36,27% das intenções de voto, seguida por Lúcia Rocha (MDB) com com 24,01% e por Waldenor Pereira com 20,69%. Na sequência apareceu o Coronel Ivanildo com 5,62%; outros 8,56% dos conquistenses não votariam em nenhum candidato e 4,85% não opinaram.A pesquisa foi realizada pela empresa Séculos Análise e Pesquisa, após ser encomendada site Bahia Notícias. O resultado animou o grupo político de Sheila Lemos.

Apesar de evitar comparações com as pesquisas realizadas nas eleições de 2022 para governador da Bahia, quando apareceu na lideranças, mas perdeu o pleito para Jerônimo Rodrigues (PT), que sempre apareceu em segundo lugar nas pesquisas, ACM Neto pontuou o crescimento de Sheila.

“Essa pesquisa foi municipal. A gente pode, talvez, fazer um paralelo com 2020, que foi também eleição municipal. Em 2022 foi estadual. Em 2020, Herzem saiu atrás e ganhou a eleição. Em 2022, eu ganhei a eleição aqui em Conquistoa. E agora, Sheila já sai na frente. E vem numa acrescente, porque ela está cada vez melhor. E bate esse número da pesquisa feita pelo Bahia Notícias, que não foi de partido político, foi de um veículo que é neutro e insuspeito, bate com os números que a gente vem acompanhando nas nossas pesquisas internas. (…) Já houve uma época, inclusive, que Sheila não era a primeira nas nossas pesquisas do União Brasil. Hoje, ela já apresenta-se como primeira”, pontuou Neto.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também