Na noite do último domingo (01), um grave acidente foi registrado na BR-116, no trecho que dá acesso ao aeroporto Glauber Rocha. Um carro de passeio foi atingido por uma carreta e caiu dentro de uma vala que existe no local. Um dos ocupantes do carro ficou ferido e precisou ser encaminhado para um hospital de Vitória da Conquista por uma equipe de resgate da Via Bahia.
O acidente foi uma tragédia anunciada, inclusive por autoridades políticas como o governador da Bahia, Rui Costa, e o pré-candidato à prefeitura de Conquista, Ivan Cordeiro, que na época das obras do novo aeroporto, era secretário de Mobilidade Urbana do governo Herzem Gusmão.
Ambos concordam que a rotatória é perigosa e improvisada, há concordância também quanto a solução para o problema, que seria a construção de um viaduto no trecho. No período em que estava sendo construída, Ivan Cordeiro, chamou a rotatória de “guilhotina da morte”. O então secretário de Mobilidade Urbana, cobrou do governo do estado a construção do viaduto que constava no projeto original do aeroporto.
No último mês, durante o programa ‘Papo Correria’, o Rui Costa foi questionado a respeito da rotatória e respondeu que também avalia que a rotatória é ” perigosa e complicada”. O governador respondeu que a responsabilidade sobre a construção de um viaduto no trecho é da Via Bahia, concessionária que administra a rodovia, e disse esperar que a obra fosse iniciada pela empresa o quanto antes.
Por fim, a Via Bahia respondeu à cobrança em nota, afirmando que existe um projeto para a construção de um viaduto para dar acesso ao Aeroporto Glauber Rocha. A empresa informou ainda que o projeto está em análise na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) desde 2016. Assim, não existe qualquer previsão para o viaduto seja construído, colocando um ponto final nos problemas enfrentados pelas passageiros que precisam ir e voltar do aeroporto.
A BR-116 é uma rodovia com grande tráfego de veículos, que registra acidentes quase que diariamente. O fluxo de carros que vão e voltam do aeroporto intensifica o tráfego na via e aumenta o risco de acidentes.