Várias comunidades quilombolas de Vitória da Conquista estão sendo beneficiadas com a entrega de Vale Gás, auxílio que vem melhorando a economia doméstica e a qualidade de vida de milhares de pessoas, entre crianças, jovens, mulheres e homens.
O projeto é desenvolvido pelo núcleo local da Ação da Cidadania, organização fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e que constituiu uma imensa rede de mobilização de alcance nacional para ajudar 32 milhões de brasileiros que, segundo dados do Ipea, estavam abaixo da linha da pobreza.
O núcleo local da Ação da Cidadania é coordenado pelo militante social e líder comunitário Nelson Quilombola. Segundo ele, milhares de pessoas que residem na zona rural de Vitória da Conquista dependem desta distribuição de Vale Gás para não se verem obrigadas a cozinhar usando lenha.
“É lamentável que na zona rural, especialmente nas comunidades quilombolas, ainda existam pessoas recorrendo à derrubada de árvores para poder cozinhar o alimento diário. E tudo porque o Brasil foi mergulhado numa grande crise nos últimos quatro anos, levando muita gente de volta à pobreza extrema”, afirmou Nelson Quilombola.
A ação local é acompanhada pelo direção nacional do Ação da Cidadania para assegurar o melhor cumprimento das metas do projeto. Dirigentes e o pessoal da comunicação da organização estiveram em Vitória da Conquista no final de janeiro para conhecer as comunidades e ver de perto o trabalho que vem sendo desenvolvido.