Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

“A situação é crítica”, diz líder comunitário sobre esgoto “jorrando” no Vila América

Random image

Os moradores do loteamento Vila América, no bairro Boa Vista, em Vitória da Conquista, estão convivendo com problemas no sistema de esgoto da localidade. A situação é tão crítica que em algumas ruas do local, o esgoto está “jorrando”.

O Blog do Sena esteve no Vila América, na tarde dessa segunda-feira (29), e constatou a situação. Na Rua Vlademir Borges, por exemplo, o esgoto está “borbulhando” há dias. A via foi tomada pela água do esgoto gerando mau cheiro e causando transtornos para os moradores.

De acordo com o líder comunitário Dida Santos, várias ruas do Vila América estão enfrentando esse problema. “Tem aproximadamente três meses essa situação. No último quarteirão do Vila América, o esgoto é dia e noite, uma situação triste”, pontuou Santos.

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), segundo o líder comunitário, está ciente e acompanhando a ação. No entanto, apesar das intervenções, a obra para regularizar o problema não tem data para acontecer, já que ainda é necessário esperar o prazo do processo de licitação que é de 90 dias.

“Eu tenho um bom relacionamento com a Embasa. Mas, os moradores não aguentam mais. Essa obra ainda vai começar. Tem 15 dias e falou que tem 90 dias para dar início a obra que é por licitação”, disse Santos.

Diante dos problemas, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista moveu um processo contra a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) no Tribunal da Justiça da Bahia (TJ-BA). Na ação, o Governo Municipal solicitou “cumprimento de obrigações firmadas em razão de convênio de cooperação estabelecido” entre ambos.

A 1ª Vara da Fazenda Pública de Vitória da Conquista julgou como procedente e determinou em tutela de urgência que a Embasa dê início ao “bombeamento do esgoto às margens do Anel Rodoviário na rua Salvador Allende, bairro Boa Vista. Bem como proceda aos reparos emergenciais na rede de esgoto das ruas Juscelino Kubitschek, rua José de Sam Martin, rua Carlos Mariguella e rua Santos Dumont, Loteamento Vila América, no bairro Boa Vista”.

Para o líder comunitário, o processo movido pelo Governo Municipal contra a Embasa foi necessário. “Sabemos que até a gestora entrou com uma ação contra a Embasa, mas com razão. A situação é crítica”, declarou.

Veja a seguir a entrevista na íntegra:


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também