Uma fala mal interpretada do vereador Ricardo Babão (PCdoB) causou polêmica e mal-estar na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, na última semana. Babão afirmou que a Comissão de Saúde, presidida pelo vereador e médico Augusto Cândido (PSDB) não se reunia há mais de um ano por falta de articulação do presidente da Comissão. No entanto, a publicação colocou a afirmação dirigida ao presidente da Casa Legislativa, o vereador Hermínio Oliveira (Pode).
O presidente da Casa rebateu o blog responsável pela publicação da afirmação dizendo que a Presidência da Câmara não é responsável pela atuação das Comissões. “O presidente recebe os projetos dos vereadores, da prefeita, da população e coloca para votação. Presidente não faz parte das comissões, que têm o papel de fiscalização”, explicou Herminio em entrevista ao Blog do Sena.
O vereador Ricardo Babão veio a público explicar sua fala. Novamente, o edil apontou o colega Augusto Cândido como responsável pela articulação das ações da comissão.
”Tem Comissão de Saúde na Câmara e sempre foi uma comissão muito atuante. A comissão tem três membros, que sou eu, a vereadora Márcia Viviane [PT], e o vereador Augusto Cândido. Quem tem que chamar para as reuniões e fazer os ofícios, quando a gente recebe alguma denúncia, é o vereador Augusto Cândido. A mesa da Casa chega a fazer reuniões com as comissões, mas para poder fazer visitar e averiguar denúncias, a Presidência da Casa não tem nada a ver”, explicou Babão.
Recentemente, com a superlotação do Hospital de Base, a Comissão visitou a unidade e conversou com o atual diretor, Gerardo Azevedo. “O diretor passou todas as explicações para a gente, entendemos que tem que melhorar e vamos lutar para isso”, disse.