O ex-prefeito de Barra do Choça Adiodato José Araújo (PSD) poderá ser o nome da oposição para disputar à Prefeitura do município nas eleições de 2024. Ele foi prefeito de 2017-2020 quando deixou o cargo após perder para o atual gestor Oberban Rocha Dias (PP).
Em entrevista ao Blog do Sena, nesta sexta-feira (13), Adiodato revelou que o seu nome foi cogitado após pesquisa realizada pelo partido e que está preparado para disputar o pleito. “Nós estamos caminhando, a oposição está firme e terá candidato para enfrentar a administração que anda capengando, com problemas na saúde, na segurança. Na atual conjunta, numa sondagem que foi feita pelo partido, a pessoa que tem mais condições políticas é Adiodato e eu estou preparado com mais experiência e com mais vivência no município para enfrentar mais uma eleição e sair vitorioso junto ao povo”, contou Araújo.
Adiodato fez duras críticas a atual gestão de Barra de Choça principalmente referente à saúde a segurança da cidade. O prefeito Oderbam está à frente da Prefeitura pelo quinto mandato . Segundo ele, durante seu mandato, em quatro anos, fez muito mais pelo munícipio do que o seu adversário político.
“Eu acho que ele poderia se esforçar mais, já que ele tem experiência suficiente, porque tem cinco mandatos. É um prefeito que deixa a desejar muito na área da saúde. Nós fizemos um governo muito melhor que o dele, acho ele péssimo para a saúde, ruim para a segurança e muito ruim também para as estradas do município. Mas, penso que, comparando o meu mandato com esse mandato – porque você não pode compara um mandato de Adiodato com cinco mandatos de outro prefeito- mas, comparando o nosso mandato foi muito melhor do que o dele está sendo”, disse Araújo.
Quando prefeito de Barra do Choça, Adionato teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA), em agosto deste ano. Na ocasião, a Corte de contas informou que ex-gestor abriu crédito especial sem autorização da Câmara e não pagou multa pendente. Contudo, à Câmara de Vereadores da cidade, que tem a última palavra para reprovar as contas, ainda não julgou. Como não foi julgado, Adionato explicou que está apto para disputar as eleições e deu detalhes sobre a situação.
“Eu tive minhas contas durante o período na administração, eu tive as quatro contas com a recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios para reprovação. Mas, o Tribunal não reprova conta, quem reprova é a Câmara. E na Câmara não foi julgada nenhuma. E eu, além disso, quero deixar claro para a população que as nossas contas receberam o parecer de reprovação do TCM por conta do índice de pessoal e é pacificado no Tribunal Eleitoral de que o índice não seja você inelegível. Ainda que as minhas contas possam ter alguns problemas, até agora não foram para a Câmara e não foram julgadas, nós estamos aptos para disputar as eleições”, explicou Araújo.
Além da saúde e da segurança, Adionato também criticou a retirada da Farmácia Popular, criada no seu governo, de dentro do hospital da cidade, além da Central de Marcação de exames. Para ele, essa medida do atual governo trouxe prejuízos para a população. “Eu acho que Barra do Choça, primeiro, tem que dar mais uma oportunidade, mais uma oportunidade para a oposição que até agora foi uma oposição consolidada dentro do município para que essa oposição volte a fazer o trabalho de sempre. Nós, por exemplo, criamos dentro do hospital, a farmácia popular, criamos a Central de Marcação. E para cumprir acordos políticos, o prefeito tirou de lá e alugou bem longe. A população precisa dessa comodidade, de sair do hospital já com seu exame marcado, com o seu remédio na mão que a farmácia básica”, disse Araújo.
O ex-prefeito ainda comentou sobre a polêmica do aluguel de uma caminhonete no valor de mais de R$30 mil que teria sido realizada pela atual gestão para a Prefeitura, divulgada em um site de notícias. Na época, o prefeito Oderbam afirmou que a matéria se trava de uma fake news. No entanto, Adionato afirmou que essa situação será investiga e a verdade divulgada para toda população.
“O que posso dizer neste sentindo é que nós fizemos um governo transparente, saímos com a cabeça erguida e estamos prontos para voltar a trabalhar pelo povo e resolver esses problemas que vem acontecendo. Vamos dar início as visitas às famílias, mas também vamos começar a fazer um trabalho de investigação para apurar esses fatos e deixar a comunidade sabendo se isso é verdade ou não é. Provavelmente, onde tem fumaça tem fogo”, disparou Araújo.