O governador Jerônimo Rodrigues e o ministro da Casa Civil Rui Costa estão na cidade de Barra do Choça, nesta segunda-feira (07), para a inauguração de uma escola. Na oportunidade, o Blog do Sena entrevistou o ministro acerca de outra obra aguardada com grande expectativa pela população de Vitória da Conquista, Tremedal e Belo Campo: a construção da barragem do Rio Catolé.
Iniciada em 2019, somente 22% da obra foi feita e atualmente está paralisada. A intervenção é executada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que divulgou no início desse mês que a construção estava paralisada. Segundo o governo do estado, paralisação ocorreu por um atraso na construção pela empresa Coesa Construções e Montagem, que venceu a licitação.
Ao Blog do Sena, Rui Costa disse que a obra consta no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). que será anunciado pelo presidente Lula na próxima sexta-feira. “Infelizmente, a empresa que ganhou a licitação vinha com um péssimo desempenho, e o Governo do Estado mandou paralisar a obra. Mas nós vamos relicitar a obra, e essa obra está no novo PAC que o presidente Lula vai anunciar. Eu espero voltar aqui ainda no mandato de Jerônimo para inaugurar”, antecipou.
A obra foi orçada em R$210 milhões provenientes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com contrapartida do Tesouro do Governo Estadual. O objetivo é garantir a segurança hídrica por 30 anos.