Em entrevista ao programa Brasil Notícias, da Rádio Brasil FM desta quinta-feira (12), o secretário de Mobilidade Urbana de Vitória da Conquista, Jackson Youshiura, falou sobre a polêmica que tem rondado o videomonitoramento. Ele também comentou a ideia de que existe uma “indústria de multas” na cidade.
De acordo com o secretário com o vídeomonitoramento conseguiu reduzir o número de multas aplicadas em Vitória da Conquista, que correspondiam a uma média de 16 multas por câmeras e passou a ser de 2,5. O secretário afirmou que essa redução aconteceu em razão do aprendizado por parte dos motoristas, que só aconteceu com a instalação das câmeras.
Quanto a possíveis falhas cometidas pelos agentes de trânsito, o secretário afirmou que elas são sim possíveis. Ele afirmou que caso o condutor multado acredite ter sido vítima de um erro, ele deve recorrer da multa.
Jackson lembrou do acidente que aconteceu no último sábado (07), que tirou a vida de jovem Raíssa Alves, de apenas 18 anos. Ele relembrou que a causa do acidente foi a imprudência do condutor.
Quanto as afirmações de que o videomonitoramento implantou uma “indústria de multas, o secretário foi taxativo em afirmar que a multa só existe por causa da infração.
“O que é indústria de multa? A gente está simplesmente fazendo um trabalho, no Centro da cidad,e de fiscalização, onde você alcança a finalidade do sistema, que é disciplinar o trânsito na cidade. Existe a multa? Existe, é um fato, mas ela só existe em razão da violação”, concluiu o secretário.