A inauguração da nova sede do Samu 192, nesta sexta-feira (04), foi um momento de muita alegria para o profissionais que atuam no serviço. Além da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (UB), a cerimônia contou com a presença de secretários, vereadores, socorristas e da comunidade como um todo.
Durante seu discurso, a prefeita comentou as dificuldades que o Samu 192 enfrenta e ressaltou o quanto o serviço ajuda a população. “Antes do Samu 192, as pessoas eram socorridas dentro das viaturas da Polícia Militar, sem condições alguma de atendimento. O Samu 192 surgiu como uma celulazinha, que foi crescendo e chegou a esse estado que muito nos orgulha. Quase 12 mil atendimentos no ano de 2022. São 12 mil pessoas que podem ter sido salvas, que se não fosse o atendimento de vocês não estariam hoje com seus entes. Então, o trabalho que vocês fazem é muito bonito. É um trabalho que verdadeiramente dá orgulho de fazer”, relembrou a gestora.
Sheila disse ainda que o Samu 192 lida constantemente com ataques que buscam atingir seu governo através do serviço. “Me entristece ver pessoas que, por serem adversários políticos, ficam denegrindo o Samu 192, porque eu estou hoje à frente da Prefeitura. Para me atingir, falam de um serviço que deveria ser aplaudido todos os dias. Nós somos referência para o Brasil, mas para o adversário essa referência não serve” avaliou.
O machismo presente em muitas críticas foi relembrado pela gestora. “Tem muito machismo, porque quando a mulher faz ela tem que fazer três vezes mais para provar que tem capacidade de fazer. Por eu estar no comando da Prefeitura, da terceira cidade da Bahia, ficam atacando. Falam mal do atendimento do Samu 192. Não deixem ninguém falar do serviço de vocês, porque eles estão fazendo isso para me atingir. Então, gritem mesmo: ‘aqui não! Querem falar mal da prefeita vão falar lá fora, porque daqui a gente faz por amor, por carinho, porque ama a causa”, disparou.
Existe agora a expectativa pela chegada de novas ambulâncias que vão somar e renovar a frota do Samu 192. O secretário de saúde, Vinícius Rodrigues, afirmou que, com a chegada de novas ambulâncias, pelo menos mais uma equipe será colocada para reforçar o atendimento, que atualmente sofre com a sobrecarga devido ao grande número de solicitações.