A aprovação da instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista, para investigar a Secretária Municipal de Saúde, repercutiu na cidade. Um grupo de vereadores da Oposição ao governo Sheila, protocolou o requerimento na última quinta-feira (9).
De acordo com os parlamentares, a CPI tem como foco investigar possível de omissão da Prefeita Sheila Lemos (União Brasil) em relação a atos suspeitos de corrupção na Secretaria Municipal de Saúde. As acusações envolvem fraudes em licitações e contratos, superfaturamento de preços e desvio de verbas públicas na aquisição de testes para Covid-19 no ano de 2020.
O documento foi assinado por oito vereadores. São eles. Alexandre Xandó (PT), Fernando Jacaré (PT), Viviane Sampaio (PT), Valdemir Dias (PT), Delegado Marcus Vinícius (PODEMOS), Lúcia Rocha (MDB), Augusto Cândido (MDB) e Andreson Ribeiro (PCdoB).A ação dos vereadores foi motivada pela revelação pública da Operação “Dropout”, realizada pela Polícia Federal, que envolveu mandados de busca e apreensão na Secretaria Municipal de Saúde e em empresas contratadas pela prefeitura. A operação também resultou no afastamento temporário de servidores públicos.
No entanto, para o líder o governo Sheila na Câmara de Vereadores, o edil Luiz Carlos Dudé (União Brasil), a proposta dos vereadores da Oposição não irá atrapalhar o trabalho do governo. A declaração foi dada ao Blog do Sena, nesta segunda-feira (13).
“Na verdade, eles estão propondo uma CEI, uma Comissão Especial de Investigação, não é? Tem gente lá que assinou, que também já passou por isso e sabe. Sabe como é a tramitação das coisas agora. Eu acho que o trabalho está sendo feito pelo nosso grupo é um trabalho sério e o retrato disso é a cidade”, disse Dudé.
Dudé não poupou críticas à oposição e afirmou que a CPI é resultado da “falta de trabalho para mostrar” para a sociedade. “Agora, quem não tem o que mostrar geralmente busca fazer uma oposição dessa forma que eles estão fazendo. Eu acho que vamos avançar trabalhando, trabalhando e trabalhando. Enquanto eles criticam, a gente trabalha enquanto eles não têm o que fazer e ficam só na crítica, nós vamos continuar trabalhando”, disparou.
Apesar da repercussão, Dudé afirmou que não teme que a CPI cause danos para a imagem da prefeita Sheila Lemos que busca a reeleição nas eleições de 2024 ou desgaste no seu governo. “Acho que Sheila, eu já avisei, é igual a clara de ovos: quanto você mais bate, mais ela cresce. Eu já disse que vamos ganhar essa eleição no primeiro turno”, declarou Dudé.