Em 2019, o Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP) completou 30 anos de existência. Em entrevista ao Blog do Sena, a presidente do sindicato, Ana Cristina Novais, fez um balanço das lutas e conquistas durante esse ano.
“O SIMMP completou 30 anos, na nossa avaliação a gente vem fazendo o papel de discutir a sociedade, de discutir a cidade como um todo. Em 2019, nós tivemos perdas salariais desastrosas. Quando você deixa de repassar uma verba federal para o funcionário público municipal, você deixa de investir na cidade. Quando você contrata assessorias e não valoriza o seu servidor, você está tirando do seu município e escoando para outros municípios e enriquecendo esses municípios”, avaliou Ana Cristina.
Com a chegada do ano de 2020, o mobilização gira em torno da campanha salarial. A presidente afirmou que a expectativa agora é recuperar as perdas salariais de 2019 e conquistar novos direitos.
“Nós recebemos do Fundeb, já saiu o decreto para um reajuste de 12%, esperamos não ter esse valor subtraído novamente, porque em 2019, o governo municipal optou por ficar com esse dinheiro. Apesar de o governo não ter boa vontade, nós esperamos conseguir esses direitos”, concluiu a presidente.