O anúncio de um empréstimo de 70 milhões de dólares e pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista junto ao Banco Mundial já está repercutindo na cidade. A novidade foi anunciada na terça-feira (9), dia do aniversário de 181 anos da cidade.
Como já divulgado pelo Blog do Sena, a prefeita Sheila Lemos (DEM), já se articula com o pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (DEM) para atingir esse objetivo. “Vamos encaminhar à Câmara um pedido de empréstimo, porque Conquista precisa crescer muito mais e com recursos próprios a gente não consegue”, justificou Lemos.
Ao que tudo indica, a Câmara de Vereadores não será uma barreira e deverá aprovar o empréstimo. Em entrevista ao Blog do Sena, o presidente da Casa, Luís Carlos Dudé (MDB), afirmou que acredita que o pedido de empréstimo será aprovado.
“Posso garantir, a prefeita está muito firme nesse intuito de trazer esse empréstimo e a Câmara com certeza não vai deixar de fazer essa aprovação para o desenvolvimento da cidade de Vitória da Conquista, uma vez que a Câmara tem o compromisso, o comprometimento com o avanço da sociedade”, disse Dudé.
O pedido de empréstimo junto ao Banco Mundial de 70 milhões de dólares, cerca de mais de 300 milhões de reais, será analisado pelos vereadores. Dudé já declarou seu apoio para que seja aprovado na Câmara.
“Então, esperamos com alegria para que a gente possa debater dentro da Câmara e o mais rápido possível para a aprovação deste importante projeto”, concluiu.
A Câmara de Vereadores já havia aprovado um empréstimo que autorizou o Executivo Municipal a pegar um R$45 milhões do Finisa I, em 2018, e mais R $60 milhões do Finisa II, em 2019, junto à Caixa Econômica Federal na gestão de Herzem Gusmão. Os recursos foram utilizados para revitalizações de praças, pavimentação de ruas de alguns bairros, construção do Terminal de Transbordo e outras obras.