A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou nesta segunda-feira (29), o boletim semanal epidemiológico das arboviroses que, até o momento, registra 34.132 notificações suspeitas de arboviroses em Vitória da Conquista, com 9.713 casos confirmados de dengue, 62 de chikungunya e três de zika. Os dados são até a 17ª semana epidemiológica, que compreende o período de 1º de janeiro a 29 de abril.
A maior incidência de notificações são para dengue, com 30.020 casos, seguidos de 2.832 notificados para chikungunya e 1.280 para zika.
Nos últimos oito dias, não houve mais confirmações de óbitos de moradores do município, que registra 10 óbitos por dengue grave confirmados pela Câmara Técnica do Estado da Bahia. Outros 33 óbitos estão em investigação e três foram descartados.
Neste momento, 72 pessoas notificadas para dengue estão em internamento hospitalar para tratamento.
Onde buscar atendimento em caso de sintomas suspeitos
Até o dia 18 de maio, todas as unidades de saúde manterão atendimento prioritário às pessoas com suspeita de dengue, no turno vespertino. Além das oito unidades de saúde que estão funcionando em horário estendido e no modelo sentinela, de segunda à sexta, das 17h até às 22h, e também aos sábados.
Até o dia 18 de maio, todas as unidades de saúde manterão atendimento prioritário às pessoas com suspeita de dengue, no turno vespertino. Além das oito unidades de saúde que estão funcionando em horário estendido e no modelo sentinela, de segunda à sexta, das 17h até às 22h, e também aos sábados
Em caso de sintomas suspeitos de dengue, como febre (geralmente acima de 38°C), dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, falta de apetite, mal-estar e cansaço, procure a unidade de saúde mais próxima de casa para receber atendimento médico.