Na 16ª edição do Festival de Inverno Bahia (FIB), que acontece entre os dias 26 e 28 de agosto, terá uma novidade na segurança que é a implantação de câmeras de reconhecimento facial .A informação foi confirmada pelo Cronel Ivanildo Da Silva, que é o comandante da Comando de Policiamento da Região Sudoeste da Bahia, durante a coletiva de imprensa do FIB nesta quinta-feira (25).
Em entrevista ao Blog do Sena, o comandante explicou que os equipamentos irão proporcionar mais segurança e que todas as pessoas que participarem dos três dias de festa serão identificados por meio das câmeras.
“A Polícia Militar, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) está instalando essas câmeras para que a gente tenha segurança nesse evento. É importante para aqueles que venham para cá, aqueles que vem de outros estados, que vem de outras cidades e até da nossa cidade saibam que ao adentrar ao Parque os senhores serão identificados” disse.
O comandante revelou que a implantação da tecnologia na cidade é motivo de muita alegria para a PM. “E dizer da nossa alegria de poder prestar essa segurança a nossa população é muito importante para que essa festa realmente tenha a paz necessária, a Polícia Militar, como as outras polícias e o nosso Corpo de Bombeiros, presentes para que isso se torne realidade”, contou.
Mais de 400 policiais militares estarão atuando em toda a cidade para garantir a segurança das pessoas dentro e fora do Parque de Exposição Teopompo de Almeida, local onde acontecerá o FIB. “Nós temos policiamento extraordinário em todos os locais, foram do Parque inclusive, pela própria população flutuante que vai estar por aqui, nós vamos ter mais de 400 policiais”, explicou o Comandante.
As Câmeras de Reconhecimento Facial já foram instaladas na zona urbana e rural de Vitória da Conquista. De acordo com o Coronel Ivanildo da Silva, devem entrar em pleno funcionamento no mês de setembro. “ Têm uma previsão de começar a funcionar no próximo mês com reconhecimento facial. Já está funcionando, só estamos fazendo os ajustes para que isso se torne realidade na nossa cidade de Vitória da Conquista”, ressaltou.