Na última quarta-feira (15), as portas da 1ª edição da Feira Literária de Vitória da Conquista (FliConquista) foram abertas, marcando o início de um evento cultural que deve ser calendarizado no município. O Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima está sediando o encontro literário, com todas as atividades reunidas no espaço.
A partir das 14h, os visitantes puderam conferir artísticos das escolas, exibida no foyer do Centro de Cultura. À noite, foi realizada uma apresentação do Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia).
Em seguida, ocorreu a Sessão de Abertura, que contou com a presença da equipe da feira, os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), o Secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, o reitor da Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste de Bahia), além de outras autoridades políticas e representantes institucionais.
A Conferência de Abertura foi conduzida por Ruy Hermann Araújo Medeiros, historiador, professor aposentado e doutor em Memória, Linguagem e Sociedade. O tema da conferência explorou os “Ideais da liberdade da Bahia na obra de Camillo de Jesus Lima”. Na sequência, o artista Gutemba apresentou o show “Destino de Cigarra”.
A FliConquista ocorre entre os dias 15 e 19 de novembro, com programação completamente gratuita.