O canal pluvial da Lagoa das Bateias recebe água de diversos bairros da zona oeste de Vitória da Conquista. Com as fortes chuvas, o volume de água no local é muito grande e assusta. Além disso, rachaduras enormes surgiram na valeta e sem manutenção uma enorme cratera surgiu no local.
Em uma reportagem exibida pela TV Sudoeste, nesta quarta-feira (29), moradores relataram sobre o problema. Segundo uma moradora, o buraco começou pequeno. “Começou pequeno, a Prefeitura foi deixando e cada dia mais aumentando. Isso passa carro toda, ônibus, e põe em risco a vida de tantas pessoas”, disse dona Ivone.
Outro morador também relatou que o problema na Lagoa das Bateias é antigo. “Já tem mai ou menos uns seis meses ou mais que está nesta situação. E aí com as chuvas, acabou piorando mais ainda, se agravando”, contou Edmilson.
Como medida de segurança, a Prefeitura interditou a via que dá acesso à Lagoa das Bateias. Na tarde de ontem (28), agentes da Simtrans estavam no local para orientar a população.
A rua Caxias, no bairro Guarani também foi interditada. A Prefeitura colocou uma barreira com picolés de concreto para impedir a passagem de carros e motos. A medida foi tomada depois que barrancos desabaram e 18 casas da Rua Eduardo Santos Costa correm o risco de desabamento e foram interditadas pela Defesa Civil Municipal.
Uma das moradoras que teve a casa interditada é dona Carmosina Amorim. Sua casa está com a estrutura comprometida e apresentou rachaduras. ” Lutei tanto para construir para hoje eu está em uma situação dessa. Eu não tenho onde morar, não tenho outra casa. Como que fica essa situação?”, disse emocionada.
Os moradores que tiveram as casas interditadas estão preocupados com a situação e relataram que não têm para onde ir.
Assista a seguir a reportagem na íntegra: