Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Criação da Secretaria e do Conselho Municipal de Esportes tematizam audiência pública na Câmara

A Câmara Municipal (CMVC) realizou na tarde desta segunda-feira, 13, uma Audiência Pública para debater políticas públicas de cultura, esporte e lazer em Vitória da Conquista. A iniciativa é do mandato do vereador e presidente da Câmara Municipal, Luís Carlos Dudé (MDB).

Com o objetivo de incentivar a criação da Secretaria Municipal de Esportes e o Conselho Municipal de Esportes, várias autoridades destacaram a importância do esporte amador e profissional de Vitória da Conquista. Eles abordaram a realidade atual, disponibilidade de recursos, perspectiva de investimentos e projetos para esse setor e outras áreas da cultura, visando a promoção de lazer para a população. A audiência contou com a presença da intérprete de Libras, Jaqueline Silva.

Além de Dudé, participaram da audiência os vereadores Nildo Freitas (PSC), Alexandre Xandó (PT), Chico Estrella (PTC). Na mesa estavam também o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Eugênio Avelino (Xangai), o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, o presidente do ECPP, Ederlane Amorim, o coordenador de esporte e presidente da LCDT, Luciano Pina, o coordenador de campeonato interbairros, Marcos Lelis, o servidor público e desportista Helder Lobo, entre outros.

Na abertura da audiência, Luís Carlos Dudé destacou que apenas 1% do orçamento do município é destinado à cultura, percentual que ele considera pequeno. Ele defendeu a criação da Secretaria Municipal de Esportes, cuja pasta hoje está ligada à Secretaria de Cultura. “Precisamos do empenho de cada desportista, porque juntos podemos muito mais em relação ao esporte de Vitória da Conquista”, disse, acrescentando que o atual presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, é conquistense, motivo de orgulho para todo o município e para a Bahia. “Isso mostra a importância de nossa cidade no contexto esportivo”, salientou. Ainda segundo Dudé, todas as grandes lutas travadas em Conquista nasceram na Câmara Municipal, como a construção do Ginásio de Esportes Raul Ferraz, e que o esporte sempre teve e continuará tendo o apoio do legislativo conquistense.

Desportista ligado ao Futsal, Helder Lobo pediu mais apoio e investimento por parte do poder publico na reativação do Ginásio de Esportes, pois esse espaço tem feito muita falta aos desportistas da cidade.

O coordenador de Campeonatos Interbairros, Marcos Lélis, destacou que outras iniciativas como essa, voltadas para o debate de políticas públicas para o esporte, já aconteceram na cidade. Ele relembrou a trajetória do ECPP, que “viu potencial e oportunidade nessa área. “Nós também vimos e começamos a realizar os Campeonatos Interbairros, mas dependemos do poder público para financiar essas iniciativas”, explicou e disse que apesar da falta de apoio, o futebol amador continuou crescendo, mas atribuiu esse sucesso aos profissionais que militam na área. Lélis falou também da suspensão das atividades por causa da pandemia e relatou que em se tratando de esporte, Vitória da Conquista tem os melhores em tudo. “Temos os melhores dirigentes, os melhores árbitros e jogadores. Mas até agora o Poder Público ainda não iniciou uma estruturação para dar maior suporte a esse segmento. O esporte de Vitória da Conquista não pode estar atrelado a secretarias municipais, é muito grande para ser dependente de outras pastas. O esporte precisa ter uma dotação própria para seguir seu caminho”, afirmou.

Finalizando a audiência, o vereador Luís Carlos Dudé reafirmou a proposta do encontro, cobrou a criação da Secretaria de Esportes e lembrou que já tinha levado essa proposta ao ex-prefeito Herzem Gusmão. Lembrou que a reforma administrativa imposta pelo Governo Federal não viabilizou a criação da secretaria e defendeu a necessidade de uma secretaria com dotação orçamentária própria e a garantia de espaços em praças públicas para a prática da capoeira.

Dudé destacou também a trajetória de Ednaldo Rodrigues, que ocupa hoje posição de presidente da CBF. “Conquista empresta seu nome para mostrar que temos homens e mulheres competentes, e Ednaldo é exemplo disso”, disse, lembrando outras referências no esporte como Minotauro e Minotouro.

Em seguida, pediu ao secretário de Cultura, Xangai, que enviasse à Câmara o Projeto de Lei de criação da Secretaria Municipal de Esportes e garantiu que a Casa aprovará a iniciativa. “Precisamos fazer mais e melhor pelo esporte e por todas as suas modalidades. Aproveito para agradecer a todos os presentes e pedir que essa campanha seja de toda a Casa e que resulte na criação dessa secretaria”, pediu, clamando à prefeita Sheila Lemos (DEM) que se dedique à criação da Secretaria de Esportes. “Essa audiência é o primeiro passo em direção a esse pleito”, concluiu.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também