Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Vitória da Conquista é a terceira cidade com mais casos ativos de Covid-19 na Bahia; número pode aumentar após festas juninas

Vitória da Conquista é a terceira cidade baiana com o maior número de casos ativos do estado. De acordo com o boletim epidemiológico da Secreta Estadual de Saúde (Sesab), o munícipio possui 511 casos de Covid-19 em atividade. O que significa um aumento de 1,17% nos últimos cinco dias.

A terceira maior cidade da Bahia, fica atrás apenas de Salvador (1.652) e Feira de Santana (648). A situação ascende uma alerta já que o São João está se aproximando, e apesar da proibição de festas e aglomerações, muita gente deve desobedecer e viajar para cidades do interior ou para a zona rural. Na região sudoeste, a cidade de Guanambi aparece logo depois de Conquista com 415 casos ativos da doença. Já Jequié registra 187 casos ativos.

Em 2020, os casos confirmados de Covid-19 aumentaram consideravelmente após os festejos juninos na Bahia. Na época, governador Rui Costa (PT), informou que 30 municípios tiveram um crescimento de mais de 100% dos casos devido as aglomerações registradas nas festas de São João e São Pedro, no final do mês de junho.

Para evitar o mesmo cenário em 2021, no último sábado (19), em visita a Amargosa, uma das cidades-símbolo do São João da Bahia, o governador apelou à população para evitar aglomerações durante os festejos juninos. Rui Costa esteve no município para entrega de obras e ressaltou a necessidade de reforçar as medidas de prevenção à disseminação do coronavírus.

“Quero aqui fazer ao apelo não só ao povo de Amargosa, mas a toda à região e a todos baianos. Estamos insistindo nessa tecla, pela preocupação com o aumento dos casos de Covid-19. Não queremos impedir a tradição, mas precisamos nos cuidar agora e evitar o pior depois”, disse o governador.

Vitória da Conquista não tem conseguido baixar a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretária Municipal de Saúde na segunda-feira (21), a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é de 90% e 52 conquistenses estão internados em parte dos 148 leitos disponíveis para a Covid-19 (78 enfermarias e 70 leitos de Unidade de Terapia Intensiva). O número é condiderado alto, já que o ideal é abaixo de 80%.

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também