O vereador Andreson Ribeiro (PCdoB) realizou, hoje pela manhã (04), um protesto incomum no espaço do antigo Clube Social. Junto aos assessores, apoiadores e moradores do bairro Alto Maron, o vereador fez marcações de um campo de futebol para promover um “baba” no local.
No fim de 2017, o então prefeito Herzem Gusmão (MDB) sancionou a Lei Nº 2.209 após a aprovação no Plenário, e efetivou a troca do espaço público de 88 mil m², em que seria destinado a construção da Vila do Servidor no Vila América, pela área particular de 11 mil m² do antigo clube.
Durante o protesto, em entrevista ao blog, Andreson destacou: “A gestão municipal atual, que é continuidade do governo anterior, lesou a população de Vitória da Conquista ao trocar o terreno do Vila América por uma área menos valiosa e oito vezes menor. Além disso, acabou com o sonho do servidor público municipal de ter uma casa própria na prometida vila do servidor”.
Em 2020 os muros do local foram demolidos, com a promessa de que a área se tornaria um espaço de lazer, humanizado e integrado à praça Sá Barreto para melhoraria da paisagem local. Porém, até o momento, o espaço está vazio, sem nenhuma estrutura ou iluminação, propício ao acúmulo de entulho, lixo e insetos. Em períodos chuvosos, ainda há retenção de água no terreno.
O vereador também informou a intenção de colocar traves de futebol no local para possibilitar a prática de esportes até que a gestão municipal atribua alguma finalidade ao terreno que realmente beneficie os moradores da região.
Confira a entrevista: